Introdução ao Visual Basic
Bom, muitos não se interessa por VisualBasic, e as apostilas lidam com muita TEORIA ;s
Vamos fazer um prévio curso rápido, no modo que se vocês tiverem duvidas basta pergunta, que irei responder com prazer.
Vamos lá:
O que é um Projeto?
É o conjunto dos arquivos que compõem a aplicação.
O que é um Form?
São as Janelas no VB, o nome é Formulário.
Como funcionam os Controles?
Os controles são arquivos com extensão OCX e constituem a base da programação visual do VB, podem ser utilizados em qualquer outro aplicativo ou linguagem que aceite objetos com esse padrão.
E qualquer pessoa pode criar um controle, até mesmo pelo próprio VB.
E os Prefixos?
São os prefixos dos objetos, ou seja, para facilitar a vida do programador.
Ex:
# Interface
O Visual Baisc, é todo Informativo, não é difícil entender, mas irei posta uma imagem para facilitar.
# Trabalhando com Evento
O VisualBasic é uma linguagem orientada a eventos, o que quer dizer que os objetos respondem a eventos que contém a codificação necessária. Cada evento contém uma subrotina (ou procedure) associada a ele. Ou seja, a codificação será feita em procedures de acordo com a ação que o programa deverá executar quando um determinado evento ocorrer.
Antes de escrever uma procedure, você precisa dizer ao VB para qual objeto deseja escrevê-la.
Obs.: Existe uma opção na caixa Object chamado General, que a princípio só contém uma procedure, chamada Declarations. Esse não é um objeto, e sim uma Seção: uma parte do programa onde são escritas instruções especiais, como declaração de variáveis e funções de uso geral.
# Criando Menus
Os Menus, nós sabemos o que é, para criá-los basta ir a Tools > Menu Editor (CTRL+E)
Editando:
1 – Diminui um SubMenu
2 – Adiciona o SubMenu
3 – Up e Down a ordem dos Menus
4 – Avança para o próximo Menu
5 – Adiciona um novo Menu
Resultado:
# Componentes e References
Os Componentes são as OCX ou DLL compactada, com a sua função já integradas, que interage no programa, assim como as References, porem as References são Libary que fornecem informações de referência para diversos aspectos na linguagem.
Nós mesmos podemos criar Componentes em OCX, como eu já a via dito.
A Seção de componentes e References se encontram na Barra de Menu, Project.
# Sobre Modules e Class Module
O Module cria um container para variáveis, procedimentos e funções usadas em toda a aplicação.
Já o Class Module é apenas para o Code desejado por ti, ou seja, você tem que chamá-lo através do Form.
Ambos são usados para organizar mais o projeto e deixar mais limpo o code-form, porem muda apenas alguns codes.
# Copilando seu Projeto e Salvando Projeto
Para Salvar Projeto:
Basta ir em File > Save Projeto As..
Copilar:
Basta ir em File > Make ...
[Créditos]
~ posuit.
Última edição por FusioN; 19-07-2010 às 10:35 PM.
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