hehe' lá vai minhas dicas :)
1 - Não pense em:"Desenvolvimento de Mu Site", pense em: "Desenvolvimento de soluções para web", mesmo que "não queira fazer nada para a web".
2 - Nunca copie, procure você mesmo desenvolver seu estilo e seu código, obviamente seguindo os padrões, convenções ou regras pré-estabelecidas.
3 - Se quer programar em PHP,
[Only registered and activated users can see links. Click Here To Register...](Proposing a Standards Recommendation), antes de qualquer coisa. Atualmente está na 4ª(quarta).
4 - "Não reinvente a roda". Se já tem uma solução que faz o que deseja, use-a, respeitando a licença pela qual o código esta submetido.
5 - Curso funciona? Sim, porém não recomendo correr atrás disto, recomendo tentar você mesmo ir lendo artigos como: "iniciando php"(recomendo também pesquisas em inglês e a leitura intensa de artigos não somente sobre php, mas sobre qualquer coisa que envolva programação), caso tenha muita dificuldade, vá para um curso para ter noção, sempre iniciando por lógica, e depois por lógica de programação.
- - - Assim que conseguir desenvolver um site simples com bd/ou não, mesmo que de forma estruturada, pense em OO(Orientação à Objetos) e Design Patterns(Essência de um código bom).
"Acho que é só isso". E aqueles que dizem que programador não tem vida social esqueça, isto é besteira, sou nerd, otaku e desenvolvedor e ainda sobra tempo pra Socializar.
E se achou isto pouca coisa, posso mandar uma lista maior para se fazer diariamente ;)
EDIT -----
Esqueci de dizer, USE UMA IDE, E QUE ELA SEJA DECENTE. Pesquise sobre para saber qual a melhor em sua opinião.
At.te,
Ayrton Ricardo.