O produto chegou na agência e a resenha do mesmo me foi incumbida. Pensei: mas o que tem de especial em um pen drive? Descobri. Confira.

É de praxe: em determinado momento da sua vida você vai acabar perdendo um pen drive. Estes dispositivos revolucionaram o transporte de dados pessoais, tornando-o mais ágil em função da sua capacidade, facilidade e tamanho frente aos outros métodos.

O seu tamanho reduzido, contudo, leva a um inconveniente: eles são muito fáceis de perder. Muitas vezes os dados que você está portando podem ser de extrema importância pessoal ou até mesmo corporativos, tornando a sua perda e a possibilidade deles virem a cair nas mãos de pessoas erradas algo muito perigoso.

Pensando nisso, a Kingston desenvolveu um dispositivo que deve deixá-lo protegido, o DataTraveler Locker+ G2. Só é possível acessar seus dados através de uma senha que é definida no primeiro uso do aparelho. Portanto, em qualquer computador os dados só serão mostrados após esta senha ser corretamente digitada. Mais de 10 tentativas erradas e o dispositivo é bloqueado e reformatado.





Também há criptografia de hardware para aumentar a segurança. A velocidade de gravação é de 10MB/s e a de escrita 5MB/s. O aparelho vem preparado para o Windows e Mac OS X. Nada se fala sobre o Linux nas especificações, infelizmente.

Resolvi testar, por curiosidade, como o pen drive se comportaria em algum outro dispositivo, como um aparelho de DVD. E, apesar de ter sido reconhecido, não permitiu que os dados dentro dele fossem exibidos. O produto se mostrou eficiente também nesta situação. Mas me pergunto, caso eu de fato precise mostrar algum arquivo através de outro aparelho, será que é possível? Ainda não descobri.

Interessante também ressaltar a composição externa. Parece ser algum tipo de metal, talvez alumínio, que o torna resistente a impactos e acidentes de vários tipos. Isto faz pensar que a segurança e robustez foi levada em consideração como um todo.

Se você tem essa necessidade de manter algum dado que transporta com segurança, então recomendo o Kingston DataTraveler Locker+ G2. Em outro caso, um pen drive convencional deve resolver seu problema. Mas penso que segurança nunca é demais.


Fonte: pop.com.br