Estamos acostumados a reclamar quando as empresas descumprem prazos e desrespeitam nossos direitos, correto? Existem até órgãos oficiais e não oficiais para monitorar e intermediar esta relação. Em geral, as empresas são penalizadas e o cliente – a parte “fraca” – é indenizado ou tem sem problema resolvido.

Mas quando é o cliente que fere a sua parte do acordo, as empresas contam somente com os órgãos de proteção ao crédito para se protegerem. (Não entraremos no mérito de bancos de dados compartilhados)

Pois é… e por duas ou três vezes chega em meu email – ou até em nosso fórum – pedidos de um SPC para serviços de hospedagem. Um lugar onde empresas possam ter conhecimento dos “scammers”, golpistas e mau pagadores.

Nasty Client

A ideia em si não é má, mas seria muito complicado executar algo assim de modo ético, sem falar no compartilhamento de dados de clientes – não sei qual a legislação sobre o assunto. Mas… como a Internet é uma terra de ninguém, fui apresentada no começo deste ano ao Nasty Client.

Isto mesmo, senhores, é um lugar onde empresas podem fazer avaliações de clientes ruins. O site é americano e afirma estar de acordo com a legislação do Tio Sam. A ideia surgiu depois que o proprietário do site levou vários calotes de clientes no ramo da construção civil.

A assinatura do serviço custo 15.99 dólares anuais. Veja algumas características:

Sua empresa pode permanecer anônima;
Você pode editar suas avaliações dos clientes;
O banco de dados abrange somente os EUA, por enquanto.

Clientes ruins

Fiz uma lista abaixo do que considero clientes ruins:

Os que não pagam;
Os que não pagam em dia;
Os que atolam o helpdesk com dúvidas que não estam sequer remotamente relacionadas com hospedagem;
Os que estão somente atrás do período de testes pra obterem hospedagem grátis;
Os que saem falando mal da sua empresa quando o erro é visivelmente deles (ex: falta de pagamento).
Ainda assim, acho bastante complicado divulgar por aí que cliente X ou Y é um péssimo cliente. Acontece que alguns clientes são empresas e podem ter acesso a um site deste tipo se fizerem o cadastro. E aí? Vale a pena? O que vocês acham?

O site é [Somente usuários registrados podem vem os links. ]

Fonte:

Portal do Host