Primeiramente meu Nome é Wagner Corrêa Rosa mas conhecido na internet como (freed0m) ou em outras ocasiões tais como no chat do Irc/twitter e outros como "AnonWorld". Formado em Analise e Desenvolvimento de Sistemas , Cursando Pós-Graduação em Engenharia de Softwares e Segurança de Dados . Então vamos ao que interessa .
Queria dizer que com esse registro sou novo no Fórum , mas tenho um antigo mas não vem ao caso no nosso Tutorial.

Bom sem mas delongas, hoje vou estar começando uma matéria que Muitos hoje em dia , tropeçam nela. A Famoso Lógica da Programação .
Bom não vou estar setando o conteúdo da nossa Matéria pois é algo extenso e que vai ajudar muita gente e vou revisar pontos futuramente que podemos ter vido passos no nosso primeiro tópico então vocês ficária perdidos da forma com oque vou fazer basta Ler o Titulo dos Tópicos.


Para começar nossa Lógica da programação vou contar uma Historinha que eu vivi a uns tempos atras , quando Comecei a Programar em Linguagens extensivas .

Era uma vez um garoto que queria muito Programar , mas ele mesmo tropeçava no seu modo de Programar , pois fazia coisas distintas do conteúdo Programado , nessa época ele mesmo tropeçava no seu Código Programado , pois as vezes não sabia oque tal Código queria dizer , foi ai então ele Começou a Pesquisar uma Forma fácil de Programar , e acabou descobrindo a Lógica de Programação , foi isso que mudou a vida desse tal garoto, então ele começou usar o Raciocínio Lógico, foi então que o Mundo teve mas Clareza .

Sem mas Delongas vamos colocar as Mãos a Obra , e cérebro pra funcionar .


Oque seria Lógica da Programação ou Programação Lógica ?
Simples na Lógica(Raciocínio) da Programação utilizamos Passos para poder chegar a um determinado resultado, e a
Lógica vai te ajudar entender esses passos e chegar a resultado final , Exemplo em uma receita você tem passos
Logicamente formados que denominamos Algoritmos (Veja mas Sobre Algoritmos no Próximo Tuto) e esses Algoritmos
te ajudam a chegar ao resultado final da sua receita, lembrando que quando pensamos em fazer um bolo pensamos
primeiramente nos passos essa é a forma Lógica de pensar . Pensar nos passos e pensar no-que ?
Exemplo:
Vou desenvolver um Plugin para um GameServer certo,mas como pensar no desenvolvimento ?

[Exemplo Simples]
Oque vai conter no Plugin .
Quais erros ele abordara e tratará .
Como vou Organizar meus Arquivos . (Organização um dos principais Fatores da Lógica da Programação)
Quais deveram ser minhas funções .
Oque vou implementar de novo . (Fazer a diferença)
Quais deveram ser meus Comandos .

Esse é um modo Simples de pensar de Forma Lógica , e quando se programa Logicamente você automaticamente tem
Organização e faz a Diferença , pois hoje em dia quem Programa Logicamente não fica em Emprego, estudos mostram
que hoje em dia um Programador que tem instruções de Programação Lógica , fatura em torno R$13.000 (Treze Mil
Reais) mensalmente , isso quando pouco .
Quando pensamos em Lógica de Programação devemos pensar assim : A Lógica é então o passo inicial para a
construção e um programa mantendo então sua forma Lógica na Organização.
RACIOCÍNIO LÓGICO
Dentro da Lógica ela se caracteriza por 2 Argumentos Formal.

LÓGICA MATERIAL "Te faz ver a veracidade dos fatos Ocorridos, E então te leva a uma Conclusão V ou F"
x
LÓGICA FORMAL "Te faz pensar de acordo com os Argumentos, Ou seja te leva a um Raciocínio de Dedução"

Exemplos :

EU NÃO MORO NO ESTADOS UNIDOS .
EU NÃO FALO INGLÊS .
EU NÃO SOU AMERICANO .

Exemplo das Lógicas Formal e Material :
LÓGICA FORMAL : SOMENTE QUEM FALA INGLÊS E MORA NOS EUA É AMERICANO ! "PENSA NA FORMA COMO FOI ESCRITO"
LÓGICA MATERIAL : NÃO SOU AMERICANO , SÓ PORQUE NÃO MORO NOS ESTADOS UNIDOS E NÃO FALO INGLÊS ?"

Isso nos leva a Conclusão que a LÓGICA FORMAL analisa oque foi primeiramente dito , um Exemplo simples é esse : O Wagner é Homem , O Homem é mortal . então usando a Lógica Formal quer dizer que "O Wagner é Mortal .".
Pensando então no-que seria Verdadeiro e Falso , e analisando as características dos argumentos.
Deu pra intender ?

Já a LÓGICA MATERIAL te leva a pensar da seguinte maneira "EU NÃO MORO NOS ESTADOS UNIDOS" quer dizer então que essa analogia é Verdadeira , "EU NÃO FALO INGLÊS" diz também que essa analogia é Verdadeira , já a analogia " EU NÃO SOU AMERICANO" é falsa , pois pensamos da seguinte maneira 'tem vários americanos no Brasil , nasceram lá mas foram criados aqui, deram pra intender ?

ARGUMENTOS PARA LÓGICA DA PROGRAMAÇÃO
Para Programa o computador, a descrição de cada passo e seu correto encadeamento para que o programa funcione corretamento e que a Solução seja Alcançada .
A sequencia de passos , influência diretamente diretamente da execução da tarefa ,e quando programar a sequencia também deve ser passada corretamente, sendo assim a Lógica e a Organização torna-se presente em nossos Projetos .

Nas palavras de Vinícios Ramos(Pós-Graduado em Engenharia de Software)
Os Programas de Computadores são sempre criados(construídos) para resolver problemas específico ou até mesmo incrementar Funções aos demais e a Solução adotada é sempre uma Solução Lógica independente das características do problema.
ALGORITMOS
A Construção de Algoritmos é o primeiro passo para a programação de computadores. É uma das tarefas mais complexas da programação de computadores/programas, mas também uma das mais desafiadoras e empolgantes.(Veja mas no próximo tutorial[Lógica da Programação - Parte 2 (Algoritmos)])

COMENTÁRIOS !
Oque é Lógica resumida em poucas palavras para quem não intendeu?
Alguns autores a definem processos válidos e gerais pelos quais atingimos a verdade, outros como a ciência das Leis do pensamento, ou somente como o estudo dos Princípios da Inferência válida.

Resumindo:
A Lógica é então o passo inicial para a construção e um programa mantendo então sua forma Lógica na Organização, caracterizando a forma com que é programado , seguindo uma sequência de passos Lógicos .
Exemplos :
1º Abrir o Software com o Ambiente da Programação
2º Iniciar um Novo Projeto
3º Construir a Estrutura de Arquivos
4º Denominar as Classes de Herança (Veremos isso mas Adiante)
5º Começar meu Código Fonte

Agradecimentos

Alexandre Rossini - Bacharel em Desenvolvimento de TI e Plataforma WindowsNT (Meu Professor)
Uni Anhanguera - Meu lar das 08:00 as 18:00 (Lá que aprendo isso que estou postando aqui Hoje)

Obs: Esses textos foram elaborados por mim Mesmo , então se alguém descordar de algo , Comente para mas aprendermos e modifique no Tópico Principal . E quem se sentir a vontade para Agradecer recebo de Coração .