Siga-nos em...
Follow us on Twitter Follow us on Facebook Watch us on YouTube
Registro

Alpha Servers
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 13
  1. #1


    Avatar de dcvitoria
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Maringá, PR
    Idade
    43
    Posts
    452
    Agradecido
    43
    Agradeceu
    25
    Peso da Avaliação
    20

    Post Conceitos para ser um Administrador de MuOnline.

    Bom pessoal, não sei se isso seria um tutorial, mas aqui vão alguns conceitos para quem quer ter seu Server, fazer a diversão da galera e poder ainda ganhar uma graninha.

    Todas as opiniões expressadas aqui são minhas opiniões, siga-as, adapte-as ou ignore-as e conteste-as. Está voltado para MuOnline, mas nada impede que seja lido por todos.

    Vamos lá:

    1 - Conhecimento sobre o que vai mexer:

    Considero isso a base de tudo; uma simples metáfora: como você pode ensinar alguém a pilotar um ônibus espacial se você não sabe pilotar um ônibus espacial? O CONHECIMENTO OPERACIONAL é, disparado, o primordial. Mas como saber se você tem conhecimento operacional? Simples. Jogue, jogue, jogue. De preferência, o servidor oficial. Conheço muitas pessoas que possuem servidores, mas não sabem nem fazer uma Quest, ou então não conhecem Builds ou eventos do jogo (Siege, CryWolf, Kanturu, dentre outros).
    Mas por que ter esse conhecimento? Ora, como você vai dar suporte para aquele player iniciante, ou para aquele que nunca jogou um server onde não se venda os itens da quest, se você não sabe como se faz? Conhecer o produto que se vende é a maior arma do vendedor, pois o cliente (jogador) sempre terá um pergunta, uma dúvida, um questionamento. E, balbuciar nessas horas, significa perder o cliente.

    2 - Conhecimento sobre o que dá suporte ao produto.

    Todos sabem que se usam alguns programas adjacentes para se ter um Servidor de MU. SQL todos conhecem. Mas o structured query langueage, não. Pois é, caro leitor: são a mesma coisa. Esse palavrão aí, traduzindo para uma forma técnica, significa linguagem estrutura da consulta. Ou seja, o servidor MSSQL é um servidor de banco de dados, da Microsoft, que utiliza a linguagem SQL para fazer suas consultas, inclusões, exclusões, triggers etc. MySQL também utilizam SQL, bem como vários outros servidores (Firebird, Oracle, Postgree, Informix, DB2 e muitos outros.
    Então, não custa pegar uma apostila básica para entender o que é um SELECT, um UPDATE, um ALTER TABLE. E sabem porque? Você está por aí, procurando o seu bendito código de Reset, e acha o que você queria. Mas o postador, por um descuido (ou não) colocou uma string SQL que vai simplesmente acabar com seu banco, bagunçar tudo. Feliz da vida, você vai no CTRL + C e CTRL + V. Pronto. A caca tá feita, e se você não tem backup amigo... Use e abuse de backups e do Rollback, são soluções simples e eficientes!

    3 - Conhecimento das configurações:

    Aonde muda o IP? E a XP? Drop de ZEN? Porque tá dando erro na hora de colocar o login e a senha? Meu GS não abre!
    Essas são as dúvidas mais batidas que existem. Olhem nos tópicos, TODOS os tópicos de Releases e MuServers tem essas perguntas. Todos! E existe mais tópicos explicando COMO RESOLVER do que tópicos perguntando. Use a abuse do fórum, da ferramenta de pesquisa; dificilmente você não achará a resposta. Existe um tutoria muito bom da chris05 explicando, item a item, o commonserver.cfg, o coração do MuServer. Mas tem gente que apanha ainda por não querer entender (ou não ler o que está escrito).

    4 - Qualidade no serviço:

    Ah, nada como, sexta feira a noite, depois de um dia de trabalho, depois da facul, pegar meu charzinho e dar um upada nele, ir no market e negociar itens, tentar comprar meu set dos sonhos.... O QUE? Meus itens... sumiram!!! Nãoooo !!! Cadê o email de suporte? Cadê o MSN do Admin??? Tem GM on? Tem GM on? Server desgraçado, vou tirar todos os meus amigos dali....
    Quem já não passou por uma situação dessas? Seja no lado de player, no lado de administrador, e isso realmente é chato. Para isso existe a MANUTENÇÃO PREVENTIVA e MANUTENÇÃO CORRETIVA. A preventiva é aquela feita pensando no possível problema, para que ele não aconteça (fechar portas, proteger o SQL etc), equanto a corretiva é feita após o erro ocorrido, para corrigi-lo e eliminá-lo. Sempre pense nas possíveis formas de erros, e tente corrigi-las antes de colocar seu server ON.
    Para a manutenção corretiva, sempre tenha sua parte de suporte funcionando. Seja um formulário no site, ticket, msn, algum amigo, sócio, parente... o player quer ser ouvido, ele precisa ser ouvido, afinal, ele é consumidor de um produto seu!

    5 - Bom humor e disposição:

    "NÃO DEVOLVEMOS ITENS.", "PERDEU A CONTA, JÁ ERA!", "NÃO É PROBLEMA MEU".
    Muitos server possuem pessoas na staff que simplesmente falam isso, e acabou. Eu concordo até em não se devolver itens, em o player cuidar de sua conta no jogo... mas que isso seja mostrado de um forma afável. Seja em um contrato de aceitação, seja um email, mas sempre utilize palavras amigáveis.

    6 - Montando sua equipe:

    Não adianta, você pode ser um bom administrador, pode conseguir fomentar idéias, mas, uma hora, seu negócio vai ter se expandido de tal forma, que você perceberá que a vida existe, além de um PC. Escola, facul, namorada, esposa, filhos, trabalho... Provavelmente, se você for jovem e não tiver emprego, e for dedicado e perpsicaz, vai estar com um ótimo negócios em mãos. Mas mesmo assim, você precisa de alguém pra te ajudar. Tem aquele e-mail que você ainda não leu, aquela divulgação que você ainda não fez, o evento que está atrasado, a parte do site que está com problema e você ainda não arrumou... e como uma bola de neve, os problemas vão acumulando-se, até o ponto que, mesmo você ali, 20 horas por dia, não dá conta de arrumar tudo, pois está cansado, estressado... Por isso uma equipe é importante. Mas como formar a equipe?
    Não é tarefa simples. Existem várias formas de formar uma equipe, mas a que eu achei maais eficiente foi essa:

    - Pessoas de confiança: não aquele seu amigo do MSN, ou do Orkut. Ele pode ser "o cara" do Mu, mas mesmo assim, ele continua sendo virtual. Pegue uma pessoa que você conheça fisicamente, conheça sua índole, seus objetivos.

    - Conhecimentos básicos: bom, ele deve ter um conhecimento pelo menos básico sobre o que vai mexer. Ensine-o, caso não saiba, e, se ele souber, avalie o nível de conhecimento. Lembre-se; para mandar fazer, você deve conhecer!

    - Envolvimento com o jogo: caso ele seja um [MM] no jogo, nunca deixe-o revelar seus char's de player para os outros jogadores. Ele deve permanecer no anonimato, sempre, até para evitar o "lado negro da força", do tipo: "me passa aquele seu item", "me vê uma conta vip". Lembre-se: você pode considerá-lo um bom amigo, mas ele não pode pensar assim...

    - Pagamento: sim, e por que não? Uma recompensa sempre é válida; mas evite ao máximo que ela seja em itens dentro do jogo. Pague em dinheiro ou qualquer outra coisa que não se relacione com o jogo. Afinal, eles estão trabalhando por você, e nem relógio trabalha de graça. Esse é um ponto importante e deve ser deixado claro antes de o indivíduo começar seu trabalho.

    7 - Escolhendo a configuração do seu server:

    Existem servers de todos os tipos de configuração por aí. Server de 100x de XP, 300x de XP, 5.000x de XP. A escolha da configuração é algo muito delicado, que exige um plano estratégico. Ele é formado da seguinte ordem e forma:

    a) Qual público quero atingir?
    Seriam jogadores hardcore, que ficam 10 horas por dia sem se mexer, ou jogadores casuais, que querem apenas uma distração para o fim-de-semana? Um server easy agrada a jogadores mais jovens, enquanto um server hard pega um público mais adulto e experiente. Isso é uma faca de dois gumes, pois, a partir do momento que um server com público mais experiente gera menos dúvidas aos jogadores, os menores bugs não passam desapercebidos. Ele deve estar muito bem maquiado, para que não haja um descontentamento com algo que, superficialmente, é simples.

    b) Qual o objetivo do Server?
    MU tem um objetivo, sim. Acha que não? Vamos lá: ranking de level, ranking de CC, ranking de DS, Siege, Sets, Builds... em um server easy, o que é mais visto hoje em dia é o Ranking Mensal, já que os status (i.e., build) dos jogadores acabam por banalizar eventos como Siege, CryWolf e Kanturu. Foque bem os objetivos de seu server, e coloque-os na sua página principal, com destaque. Objetivos sempre instigam os jogadores, e, consequentemente, mantém eles ocupados.

    c) Mantenha seus players pobres!
    Junto com o objetivo do server, essa parte é importante. Pegue um item, ou um conjunto deles. Não venda na loja virtual, nem no jogo. Apenas no Drop. E no drop Raro. Tive uma experiência assim com o Fenrir no meu server. Coloquei os itens pra drop bem raros, e não os vendia na loja virtual. Tornou-se moeda de troca dentro do server. Isso vou abranger aqui embaixo.

    d) Comércio do server!
    Se seu server é easy, o zen acaba sendo banalizado, servindo apenas para comprar Potions e Pets. Desde o começo de sua configuração, defina bem qual vai ser a moeda de troca, e torne-a rara. Aproveite tudo o que pode ser configurável: se seu server tem configuração de drop de jóias, aproveite para deixar o drop bem baixo. Pronto, agora Bless, Soul e Life são moedas de troca. Se quiser dar uma colher de chá, faça eventos de drop de medals / hearts com essas jóias, para apimentar o jogo. Mas a gama é enorme, aproveite-se de itens que sejam comuns a todas as classes para torná-los moeda de troca!

    8 - Divulgando o Servidor:

    Sem marketing, a coisa não rola. Se você não mostrar seu produto, se você não aproveitar o canal de mídia mais poderoso do mundo (internet), você está fadado a fechar seu server o mais rápido possível.

    Lembre-se também que cada player seu é um divulgador em potencial, e ele vai repassar o que ele acha do server. Sabendo disso, sempre trate bem os players, até os mais problemáticos. Ser enérgico é igual a ser grosso!


    Essa é apenas uma parte, vou continuar depois abrangendo outras áreas.

    Espero que gostem, critiquem, concordem ou discordem, me ajudem, aliás, me ajudem não, que nós nos ajudemos a construir algo em que possamos passar para quem está começando.

    Um grande abraço,
    Última edição por dcvitoria; 17-09-2009 às 04:36 PM.

  2. Os Seguintes 4 Usuários Agradeceram você dcvitoria Por este Post Útil:


  3. #2

    Avatar de Alf
    Data de Ingresso
    Sep 2009
    Localização
    Lala
    Posts
    23
    Agradecido
    1
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Excelente tópico, costumo dizer que por um servidor online, é a coisa mais fácil do mundo, agora, administrar este servidor, não é pra qualquer um.

    Quem for por um servidor online, não tenha preguiça de ler, não tenha medo de perguntar, mas também não abuse da paciência dos outros


    Se você não está pronto para abrir um servidor, não o faça, pois assim que aparecerem os primeiros erros, você não vai saber solucionar e vai acabar fechado seu servidor.

    Tenha certeza de que o que você está usando, vai atender as necessidades dos players, digo isso para site, muserver, segurança, etc, no início do servidor sempre há um boom, muitos players e tudo mais, todos se acostumam, se você vir a trocar drasticamente as características do servidor, pode se tornar algo negativo.


    Tenho certeza que existem aqui muitos administradores experientes e todas as dicas só virão a somar, se o Dino permitir, este tópico pode se tornar de grande ajuda para os novatos, com mais dicas e pontos de vista diferentes.

    Obrigado Dino!

  4. #3

    Avatar de andziin
    Data de Ingresso
    Sep 2009
    Localização
    mato
    Posts
    22
    Agradecido
    0
    Agradeceu
    0
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    como nosso amigo de cima disse por servidor online e super facil o dificil e resiolver os problemas q hj em dia da pra resolver lendo tutos q é oq + tem hj ex: tutos da tia chris
    + muitos q montam server hj so penssam em ganhar e nada de ler pra aprimora o conhecimento aparece 1 problema nao sabe resolver e simples vao la e fecham o sv fazendo muitos players perder o gosto por mu

  5. #4

    Avatar de Barros1
    Data de Ingresso
    Jun 2010
    Idade
    43
    Posts
    2
    Agradecido
    0
    Agradeceu
    0
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Isso mesmo para ser adm de um server não é so pegar e colocar o server on e sim saber administrar bem e de preferencia conhecer bem o muserver que esta colocando on. eu tenho um muserver a um ano e na epoca eu conhecia bem do server mais nada de administrar entrem com parceria com um escolega meu que sabia configurar server e eu ficava na parte de suporte. no final das contas ele me deixou na mão. Sorte minha que eu li e ainda leio bastante tutorias e cada dia mais aumento meu conhecimento. se não tivese pasciencia e força de vontade meu server ja teria ido para o espaço. agradeço a todos ai que tiram duvidas de nos adm e vo ajudar tambem com o meu conhecimento adquirido. Muito bom topico esse.

  6. #5


    Avatar de chris05
    Data de Ingresso
    Sep 2009
    Localização
    Sem informações
    Idade
    68
    Posts
    1.656
    Agradecido
    57
    Agradeceu
    35
    Peso da Avaliação
    42

    Padrão

    Pois é, Barros1...

    Infelizmente, muitos ADMs não sabem configurar um server e aí começam reclamando que está com o "bug X" ou "bug Y"...

    Há tempos que digo e repito: 90% dos bugs que os ADMs reclamam não passam de MÁ CONFIGURAÇÃO...

    Acham que basta colocar o server on e pronto... Mas não sabem adicionar um único item em um SHOP, não sabem qual o arquivo responsável pelos SPOTS ou pelos itens, não sabem alterar um único MOVE... Enfim, querem que os arquivos sejam colocados prontos, não sabendo assim como personalizar seus próprios arquivos...
    CAMPANHA: VAMOS UTILIZAR O BCC PARA REPASSAR UM EMAIL PARA TODOS OS NOSSOS CONTATOS... VAMOS GARANTIR A SEGURANÇA DE CADA UM, BEM COMO SUA PRIVACIDADE...

  7. #6

    Avatar de Jackzin
    Data de Ingresso
    Jun 2010
    Localização
    Na Frente do PC :D
    Posts
    129
    Agradecido
    0
    Agradeceu
    0
    Peso da Avaliação
    15

    Padrão

    Como já ouvi muitos Falarem , Mechãao Futuquem , Aprendao sobre seu Muserver " Ele nao MORDE " ^^

    Perfect Post DC =]

  8. #7

    Avatar de Mr.TwoHam
    Data de Ingresso
    Sep 2009
    Localização
    Microsoft ®
    Idade
    30
    Posts
    628
    Agradecido
    36
    Agradeceu
    21
    Peso da Avaliação
    22

    Padrão

    Aproveitando o Topico Tomei a Liberdade de Hospedar um Tutorial Sobre Todos os Arquivos do MuServer Feito Pelo Testando, Onde o Tutorial Relata Sobre Todos os Arquivos do MuServer e Seu Funcionamento... Acho Que Todo ADM De MuOnline Deveria Ler Este Tutorial Antes de Pensar em Baixar um MuServer :

    [Somente usuários registrados podem vem os links. ]

  9. #8

    Avatar de .JCM.
    Data de Ingresso
    Oct 2010
    Localização
    Brasil
    Idade
    32
    Posts
    2
    Agradecido
    0
    Agradeceu
    0
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Muitos ADM tem seus servs famosos quando tem muitos players eles mudam as configuraçoes e não querem nem sabe se vai ser bom ou ruim para os jogadores.

    (PS.: isso aconteceu comigo=parei de joga esse mu^^)

  10. #9

    Avatar de -PC-
    Data de Ingresso
    Dec 2011
    Localização
    Recife
    Idade
    33
    Posts
    72
    Agradecido
    1
    Peso da Avaliação
    13

    Padrão

    Gostei muito desse tutorial ou pode ser até conselho para os novatos de mu online como eu , faiz uns 1 ano que jogo mais para mim eu sou um novato de mu pois so estou aprendendo os conceitos dele agora, e sempre temos que aprender mais e mais pois quando você pensar em montar um servidor feito eu , você já sabe como resolver algum problema no servidor, pois você leu muitos tutoriais e sabe qual foi o problema!

  11. #10

    Avatar de Mr.Junior
    Data de Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Hortolândia
    Idade
    31
    Posts
    507
    Agradecido
    165
    Agradeceu
    97
    Peso da Avaliação
    18

    Padrão

    Gostei agora, entendo o que é Um Administrador ;D
    "Só tem o direito de criticar aqueles, que pretendem ajudar "

 

 
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

  1. |Recrutamento| Procuro Administrador Para Servidor Hard
    Por SHIP no fórum Área de recrutamento
    Respostas: 1
    Último Post: 24-02-2013, 08:31 PM
  2. |Dúvida| Quais programas usam para faser um template para muonline
    Por mixiscok22 no fórum Suporte e Dúvidas
    Respostas: 1
    Último Post: 30-05-2012, 01:05 PM
  3. |Dúvida| Conceitos básicos sobre emuladores!
    Por Mr.TwoHam no fórum Java
    Respostas: 0
    Último Post: 15-05-2012, 07:38 PM
  4. |Recrutamento| Recrutamento administrador para equipe MU Project.
    Por Handark no fórum Área de recrutamento
    Respostas: 1
    Último Post: 20-04-2011, 09:14 PM
  5. |Recrutamento| Recrutamento administrador para equipe MU Project.
    Por Handark no fórum Área de recrutamento
    Respostas: 1
    Último Post: 27-10-2010, 11:31 AM

Marcadores

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •