Siga-nos em...
Follow us on Twitter Follow us on Facebook Watch us on YouTube
Registro

Alpha Servers
Resultados 1 a 3 de 3
  1. #1

    Avatar de caetanoweb
    Data de Ingresso
    Oct 2010
    Localização
    N INTERESSA!
    Idade
    34
    Posts
    570
    Agradecido
    189
    Agradeceu
    122
    Peso da Avaliação
    19

    Padrão O que significam os barulhos feitos pela conexão



    Acredite se quiser, todos aqueles ruídos e barulhos esquisitos tinham um propósito. Veja o que acontecia nos bastidores das conexões dial-up.





    Foi-se o tempo em que a conexão com a internet necessitava de um ritual preparatório e de muita paciência. Todo dia, esperávamos até à meia-noite para poder entrar na web.

    O procedimento variava de acordo com cada pessoa. Algumas faziam um café para aguardar enquanto o modem realizava a comunicação com o provedor. Outras compravam um bolo pra comemorar quando a conexão chegava bem próximo dos 56 kbps.

    Era uma época gloriosa que foi marcada por longos tempos de espera para carregar imagens JPEG de 100 KB. A trilha sonora era o tom de discagem seguido da sinfonia de ruídos que o modem produzia ao se conectar na rede mundial.

    Tudo isso era muito legal, mas será que existia algum propósito nesse monte de barulhos? Acredite se quiser: todos os chiados tinham uma função e cada um servia para comunicar determinada mensagem.




    A programadora finlandesa Oona Räisänen elaborou a imagem acima com um esquema que mostra o que ocorre em cada etapa do processo de discagem. Hoje, vamos conferir o que cada ruído representava e como a conexão era estabelecida.

    Discando para o provedor
    Depois que seu modem estava devidamente configurado, bastava iniciar o bom e velho discador do Windows (ou abrir aqueles discadores personalizados), informar o telefone do provedor, o nome de usuário e a senha. Ao clicar em “Conectar-se”, o sistema entrava em ação e começavam os procedimentos de comunicação.

    Nos três ou quatro segundos iniciais, o modem verificava se havia tom de discagem (da mesma forma como você faz antes de efetuar uma ligação em um telefone). Essa primeira etapa serve para garantir que a linha está operante e que é possível estabelecer qualquer tipo de contato. Em seguida, ele discava o número que você informou na configuração do discador.



    Assim como em um telefonema, o modem também precisa de respostas para saber que não está falando sozinho. É justamente por isso que, se você colocasse um número aleatório na configuração, ele não conseguiria estabelecer uma conexão e, possivelmente, você até ouviria a voz de alguém atendendo ao telefone.

    Trocando informações básicas
    Depois de discar, o modem no computador aguarda uma resposta do provedor. O aparelho remoto (um modem capaz de se comunicar com diversas máquinas simultaneamente) inicia uma transação em códigos em V.8 bis e solicita que seu PC informe suas capacidades.

    O modem no computador responde ao código V.8 bis e solicita mudar o tipo de conexão para o modo de transferência. Além disso, o hardware da sua máquina envia suas capacidades, informando o país de origem e até mesmo a fabricante.

    Para dar continuidade à conversa, os dois modems continuam se comunicando para saber quais modulações estão disponíveis. A ideia nesta etapa é desabilitar a supressão de ecos e iniciar a troca de informações na linguagem mais avançada possível (V.32, V.42 LAPM, PCM V.90/V.92 e assim por diante).




    Essa parte é algo que difere uma conversa de computadores de outra de humanos. Quando pessoas se comunicam via telefone, em um determinado momento uma realiza o papel de falante, e outra faz o de ouvinte — depois, esse quadro se inverte. Os computadores podem falar e ouvir ao mesmo tempo, o que chamamos de conexão Full-Duplex.

    Testando capacidades e estabelecendo conexão
    Após saber o que cada um pode fazer e estabelecer um protocolo para troca de informações, o provedor verifica qual a velocidade máxima para a linha. Uma vez estabelecido que o modem suporte uma conexão de 52.600 bps (aproximadamente 51 kbps), por exemplo, o provedor informa ao modem que ele não pode reduzir a energia.

    Agora, todo aquele chiado no fim da música indica que as duas partes estão estabelecendo a transmissão e se certificando de que há uniformidade no sinal. Por fim, mais alguns dados em códigos binários são trocados e equalizados para garantir a otimização do sinal.

    Finalmente, o alto-falante do modem fica em silêncio e toda a troca de dados é realizada sem que o usuário ouça barulhos. A partir desse momento, as informações só podem ser verificadas através dos softwares no sistema. Caso a conexão seja finalizada, o usuário ficará sabendo quando o modem reproduzir um pequeno estalo.



    Nas atuais conexões de ADSL, boa parte dessa rotina não existe mais, visto que as linhas são dedicadas, ou seja, não é preciso mais discar para um determinado número de provedor. Basicamente, o que muda atualmente é que os modems são externos, possuem configurações próprias e já têm parâmetros específicos quanto às velocidades máximas.



    FONTE: TecMundo

  2. #2

    Avatar de bulinha
    Data de Ingresso
    Apr 2013
    Localização
    n
    Idade
    29
    Posts
    51
    Agradecido
    0
    Agradeceu
    0
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    velhos tempos ,epoca que eu ia no meu amigo e espera dar 2hora da tarde no domingo para entrar kkkk
    baxava musica no kazza kkkkkkk e tinha o lime alguma coisa tbm kk
    MU MAresia EM BREVE!
    olha minha cara de preocupado Hidden Content

  3. #3

    Avatar de ronyelias
    Data de Ingresso
    May 2010
    Localização
    na minha casa
    Posts
    242
    Agradecido
    5
    Agradeceu
    4
    Peso da Avaliação
    16

    Padrão

    Cheguei a usar isso também, na época em que a Brasil Telecom nos metia a faca cobrando mais de R$200,00 por uma conexão de 600 kbps. Pedi minha ADSL e eles me liberaram uma Discada pra mim ir usando até que chegasse minha ADSL com preço de Ouro.

 

 

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

  1. |Dúvida| Inicialização pela Main
    Por Gabriel Yuri no fórum Dúvidas
    Respostas: 2
    Último Post: 29-07-2015, 08:37 AM
  2. |Notícia| DESENVOLVIMENTO DE ROBÔS FEITOS DE METAL LÍQUIDO.
    Por Bruno P. no fórum Entretenimento
    Respostas: 0
    Último Post: 19-03-2014, 12:58 PM
  3. |Download| Pack de Itens feitos pro mim
    Por Phanton no fórum Skins
    Respostas: 7
    Último Post: 04-03-2012, 10:20 PM
  4. |Source| Configução de Ips Pela Ini!
    Por Diel no fórum Sources
    Respostas: 0
    Último Post: 23-10-2009, 11:52 PM

Marcadores

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •