Em agosto de 2005, Robinho deixou Santos, rumo a Madri, com um objetivo muito claro, quase uma obsessão: ser o melhor jogador do mundo. Ele tinha começado bem. Em 2002, pintou como uma grande promessa, que se tornou realidade nas finais do Brasileirão daquele ano, conquistado pelo Santos. Após a vitória sobre o Corinthians na final, quando tirou o lateral-direito Rogério para dançar, Robinho virou o Rei das Pedaladas, melhor jogador em atividade no Brasil, e ganhou as atenções do mundo. Começou a ter suas primeiras chances na seleção brasileira, passou a ser cobiçado por gigantes europeus. Em 2004, conquistou mais um Brasileirão, e, no ano seguinte, acabou indo para o Real Madrid.

Parecia certo que seu sonho se realizaria em breve. No entanto, o jogador não conseguiu o que queria quando deixou a Vila. Agora, cinco anos mais velho e de volta ao Santos para “buscar a felicidade”, Robinho admite que cometeu erros que prejudicaram sua caminhada na Europa (a conturbada saída do Real Madrid foi o maior deles). Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM e à Rádio Globo, na última sexta-feira, no CT Rei Pelé, o jogador revelou que, hoje em dia, ser eleito o melhor jogador do mundo já não é mais uma meta tão importante. Ele garante que troca conquistas individuais por títulos.


- Não vou ficar dizendo: ‘ah, quero ser o melhor do mundo. Se não for, não sou tão bom’. Nada disso. Tem muito jogador que nunca teve a oportunidade de ganhar esse prêmio. Não é que eu tenha perdido a esperança, mas não é mais algo que eu tenho de ficar visando. Não tão importante quanto conquistar títulos pelo meu time, pela seleção. Se um dia eu for eleito, será como consequência do que eu fizer pelos clubes e pela seleção - afirmou.

Robinho deixa claro que não se arrepende de ter deixado o Real Madrid para jogar no modesto Manchester City, em 2008 (na verdade, a negociação começou com o Chelsea, mas o City, novo rico do futebol inglês, atravessou e acabou levando o jogador). O que o jogador reconhece é que não agiu corretamente com o clube espanhol.

- Não foi legal a maneira como eu saí, brigado. Errei e reconheço isso. Agora, eu não me arrependi de ter saído. Era o que eu queria. Talvez as coisas pudessem ter ocorrido de maneira diferente, só isso.

Fonte : Globo