Siga-nos em...
Follow us on Twitter Follow us on Facebook Watch us on YouTube
Registro

Alpha Servers

Enquete: Qual a melhor forma de estrutura e licenciamento?

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 14
  1. #1



    Avatar de Erick-Master
    Data de Ingresso
    Jul 2010
    Localização
    Lorencia :D
    Posts
    330
    Agradecido
    401
    Agradeceu
    144
    Peso da Avaliação
    21

    Padrão Pesquisa: Sugestões e estrutura de novo projeto

    Olá pessoal!

    Bem, a uns dias atrás eu avia anunciado um possível retorno do projeto Effect Web e, provavelmente, oficializando meu retorno as atividades.
    Para quem não tenha visto, por favor leia aqui: [Somente usuários registrados podem vem os links. ].
    Em todo caso, eu ainda não havia firmado uma certeza e nem mesmo definido como e quando seria este projeto.
    Ainda estou nesta dúvida, mas já tenho pré-esquematizado tudo e não deve demorar... mas preciso de algumas sugestões.

    Não irei no momento entrar em detalhes do quê e como será este projeto.
    Tenho muita coisa já esquematizada, recursos e ideias para estruturar tudo...
    Nome, valores, entre outras coisas não irei anunciar e nem mesmo datas (digo apenas que é bem breve).
    Quero que este tópico sirva para trocarmos ideias, sugestões e avaliações...
    Irei atualizar este tópico conforme andamento do que for tratado pro aqui, certo?!

    Estrutura principal e licenciamento

    Esta, de fato, é a principal questão que deve ser abordada aqui, pois é com base dela que irei iniciar e definir o projeto.
    No nosso mercado os websites sempre foram feitos via "package", ou seja, arquivos criptografados e distribuídos aos clientes.
    Entretanto, nos entramos em um mercado bem frauduloso, não confiante, e sem muito mérito e reconhecimento.
    Sendo assim, eu quero fazer o licenciamento e a estrutura deste projeto de forma diferente.
    Sim, eu quero adotar a medida de serviços sem package, apenas o básico.

    Porém, como muitos devem pensar, não quero alugar uma hospedagem com pasta de templates e arquivos de controle.
    Minha ideia é fazer uma estrutura de serviços... algo robusto, seguro, inteligente e eficaz.
    Não quero construir um servidor de hospedagem com alguns arquivos via FTP de acesso ao usuário.
    O meu projeto seria construir uma estrutura toda feito em Linux, utilizando uma possível redundância entre servidor nacional e internacional.
    Porém, é muito melhor do quê apenas isso, entenda:

    • Tudo se baseia em uma estrutura de servidores feito em Linux automatizada com Shell Script e outros recursos internos;
    • Os servidores seriam totalmente desenvolvidos, estruturados e gerenciados por mim;
    • O cliente NÃO irá hospedar o site comigo;
    • O cliente NÃO terá acesso a FTP;
    • O sistema NÃO irá fazer uso do SQL Server para dados internos;
    • O sistema NÃO terá conexões constantes ao SQL Server;
    • O sistema NÃO irá fazer uso de URLs apontadas a meus servidores;
    • O sistema NÃO dependerá de controle do administrador para manutenções, atualizações, etc;
    • A estrutura interna irá se basear em uma Dashboard na qual o administrador terá acesso:
      • A Dashboard não irá fazer uso de dados e contas do servidor;
      • A Dashboard terá uma conta "root" que terá controle total do sistema;
      • O cliente poderá criar outras contas na Dashboard com restrições, para fins de outros cargos, como Sub-Admin e GM;
      • A Dashboard será responsável por toda configuração do sistema;
      • A Dashboard será responsável por todo controle interno do sistema;
      • A Dashboard não irá depender de qualquer outro servidor;
      • A Dashboard não dependerá de conexão constante ao SQL Server para ser acessada;
    • A estrutura de banco de dados funcionaria da seguinte forma:
      • Terá um banco de dados interno nos servidores da aplicação para dados do sistema e de seus clientes;
      • O acesso ao SQL Server será somente em requisições que REALMENTE necessitarem de dados do MuOnline;
      • Não será armazenado dados no SQL Server que não sejam relativos a dados importantes que devem ser armazenados na MuOnline;
      • O sistema terá diversas regras inteligentes de cache para poupar requisições e conexões ao SQL Server;
      • Informações sobre o banco de dados serão criptografadas;
      • O administrador poderá, até mesmo recomendado por mim, criar um usuário regrado para conexão no sistema;
      • Possivelmente poderei criar um script em SQL Server para a criação automática do usuário e suas devidas regras;
    • O cliente não irá se preocupar com atualizações e manutenções;
    • O sistema será estruturado para tratar com falhas, como alguma possível queda do servidor do cliente ou até mesmo do serviço;
    • Tudo irá se basear APENAS em um aluguel de serviço (irei explicar);
    • O template será APENAS HTML PURO e JavaScript, tornando fácil a criação de templates;
    • O cliente poderá hospedar seu site em até servidores de hospedagem de baixa qualidade;
    • Com meu próprio servidor, não terei limitações em criar recursos avançados, como "Push Notification" ou outras tecnologias;


    A ideia deste sistema é basicamente o desenvolvimento de um Web Service.
    Mas o que é um Web Service?
    Um Web Service nada mais é que uma aplicação Web em um servidor remoto utilizada para consultas.
    Entenda melhor o conceito de Web Service aqui: [Somente usuários registrados podem vem os links. ]

    O banco de dados interno do sistema seria próprio, seja SQL Server, MySQL, MariaDB, PostgreSQL, SQLite, ou qualquer outro.
    Como também terá totalmente independente do MuOnline... irá conectar somente para dados pertinentes ao MuOnline e nada mais que isso.
    Nem mesmo as contas da Dashboard serão vinculadas.

    O cliente estará assinando comigo um serviço remoto robusto, para controle e web de seu servidor de MuOnline.
    O cliente receberá um pacote com somente arquivos de template (puro HTML) e JavaScript.
    Esta estrutura fará requisições em minha estrutura e receberá um JSON a ser tratado no template e nos scripts.
    Em caso de qualquer problema, a própria estrutura Front-End irá exibir um erro.
    O cliente terá totalmente controle da parte de Front-End e o site irá conectar no servidor somente quando necessário, evitando tráfego.
    Através da Dashboard ele poderá colocar o site em modo de manutenção e fazer qualquer outro tipo de controle.
    Irá configurar o site de maneira simples, não irá se preocupar com nada pertinente.

    Eu acho esta ideia bem interessante, pois eu estarei apenas alugando um serviço e não vendendo arquivos.
    Com isso também evitaremos problemas com instalações, atualizações, e possível crackers do sistema.
    Será algo totalmente robusto e seguro, muito bem gerenciado e automático.
    Como também poderá reduzir custos do cliente... pois não serão planos caros.

    Infelizmente esta é a melhor maneira de termos um sistema leve e eficaz.
    Principalmente, evitar qualquer possibilidade de vazamento de arquivos e crackers.
    Sabemos que as tecnologias como ionCube não possuem mais a proteção de antes e são simples os decoders.
    Não será cobrado suporte e atualizações... pois tudo isso estará incluso no pagamento do serviço.
    Ainda não defini sobre o licenciamento... mas a ideia é de alugar, então um valor mensal seria sim estipulado.

    Sei que muitos irão questionar que "e se seu host cair"?!
    Posso garantir que as chances de meu servidor cair será menor que a dos clientes.
    Como também qualquer manutenção será agendada e combinada com o cliente.
    Caso o servidor caia (embora tenha redundância), o sistema irá notificar ao tentar fazer a primeira requisição no Web Service.
    Se analisarem bem, não tem diferença com o package que sempre foi... pois os clientes não tinham acesso ao código fonte.
    Todos os arquivos eram restritamente criptografados e o administrador tinha acesso apenas a templates e configurações.
    Fazendo desta forma, o cliente poderá até mesmo modificar o site todo da forma que quiser, com os efeitos e estilos que quiser... basta estruturar as conexões ao Web Service, pois tudo será feito em JSON.
    O sistema envia uma requisição e recebe um JSON de resposta, nada mais e nada menos do quê isso.

    Acredito que será interessante... pois eu pensei muito bem e irei utilizar dos melhores recursos.
    Não se preocupem que está tudo esquematizado, estudado e analisado.

    Considerações finais

    Estou aberto a sugestões e críticas (desde que sejam construtivas).
    A finalidade deste tópico é construir informações, deixando claro que nada está firmado, pois quero saber tudo de vocês... espero não ser ofendido e que todos nós tenhamos uma boa troca de informação, afinal, um fórum serve pra isso.
    Qualquer novidade este tópico será atualizado.
    Deixo aberto uma enquete em relação a estrutura do sistema.

    Conto com todos vocês...
    Obrigado pessoal!

    []'s
    Última edição por Erick-Master; 27-02-2015 às 11:08 AM.

  2. Os Seguintes 8 Usuários Agradeceram você Erick-Master Por este Post Útil:


  3. #2


    Avatar de Agathos
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    BRA
    Idade
    40
    Posts
    341
    Agradecido
    150
    Agradeceu
    91
    Peso da Avaliação
    13

    Padrão

    Pelo o que deu pra perceber do seu tópico realmente está tudo "esquematizado, estudado e analisado.^^
    Sem deixar de comentar que está com boas ideias também.
    Só posso desejar que o "bem breve" seja breve.

    Eu que agradeço!
    Você pode descobrir mais a respeito de uma pessoa numa hora de jogo do que num ano de conversação.
    ( Platão )

  4. #3

    Avatar de [ADM]Lp
    Data de Ingresso
    Sep 2011
    Localização
    Magé
    Idade
    30
    Posts
    502
    Agradecido
    83
    Agradeceu
    55
    Peso da Avaliação
    18

    Padrão

    Me colocando no lugar de estudante de "Analise de Sistemas" eu achei o esquema muito bem formulado aparentemente e diferente do que todo mundo usa no Brasil.
    Agora me colocando como "Cliente" eu me sentiria muito mais seguro usando "Aluguel - Web Service robusto em Linux". Gostei da simplicidade do Layout HTML E JavaScript puro, pois facilita a customização.

    Resumindo, eu compraria.

    - - - Updated - - -

    Me colocando no lugar de estudante de "Analise de Sistemas" eu achei o esquema muito bem formulado aparentemente e diferente do que todo mundo usa no Brasil.
    Agora me colocando como "Cliente" eu me sentiria muito mais seguro usando "Aluguel - Web Service robusto em Linux". Gostei da simplicidade do Layout HTML E JavaScript puro, pois facilita a customização.

    Resumindo, eu compraria.

  5. #4

    Avatar de Sudeikis
    Data de Ingresso
    Mar 2014
    Localização
    Brazil
    Posts
    84
    Agradecido
    53
    Agradeceu
    37
    Peso da Avaliação
    11

    Padrão

    Bem esquematizado, compraria sem problema.

  6. #5

    Avatar de Skiter
    Data de Ingresso
    Sep 2010
    Localização
    Brasil
    Idade
    31
    Posts
    227
    Agradecido
    65
    Agradeceu
    27
    Peso da Avaliação
    16

    Padrão

    Até me emocionei em ler este tópico.
    Esta tudo tão perfeito que só me resta esperar e torcer para tudo dar certo, e o mais breve possível.

    isso que eu chamo de evolução...

  7. #6

    Avatar de LaBaK
    Data de Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    Escondido em Lorencia ;H
    Idade
    31
    Posts
    205
    Agradecido
    101
    Agradeceu
    58
    Peso da Avaliação
    16

    Padrão

    Já que você vai trabalhar com Web Service, porque não cria um tipo de certificado de autenticação para cada Cliente seu?
    Ah´´

  8. #7



    Avatar de Erick-Master
    Data de Ingresso
    Jul 2010
    Localização
    Lorencia :D
    Posts
    330
    Agradecido
    401
    Agradeceu
    144
    Peso da Avaliação
    21

    Padrão

    Citação Postado originalmente por LaBaK Ver Post
    Já que você vai trabalhar com Web Service, porque não cria um tipo de certificado de autenticação para cada Cliente seu?
    Depende do que você chama de "certificado de autenticação".

  9. #8

    Avatar de LaBaK
    Data de Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    Escondido em Lorencia ;H
    Idade
    31
    Posts
    205
    Agradecido
    101
    Agradeceu
    58
    Peso da Avaliação
    16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Erick-Master Ver Post
    Depende do que você chama de "certificado de autenticação".
    Tipo o sistema da SAFAZ.
    Ah´´

  10. #9



    Avatar de Erick-Master
    Data de Ingresso
    Jul 2010
    Localização
    Lorencia :D
    Posts
    330
    Agradecido
    401
    Agradeceu
    144
    Peso da Avaliação
    21

    Padrão

    Você está se referindo a certificado digital?
    Se for, você precisa ver o contexto e para quê serve um certificado digital.
    Agora, o que seria interessante (claro se os custos compensarem) é eu utilizar um certificado digital para SSL.
    Mas é inviável gerar um certificado SSL para cada cliente, pois o custo é alto e não há motivos para eu gerar um certificado para cada cliente sendo que no final de tudo estarão autenticando sempre no mesmo servidor.

  11. #10

    Avatar de LaBaK
    Data de Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    Escondido em Lorencia ;H
    Idade
    31
    Posts
    205
    Agradecido
    101
    Agradeceu
    58
    Peso da Avaliação
    16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Erick-Master Ver Post
    Você está se referindo a certificado digital?
    Se for, você precisa ver o contexto e para quê serve um certificado digital.
    Agora, o que seria interessante (claro se os custos compensarem) é eu utilizar um certificado digital para SSL.
    Mas é inviável gerar um certificado SSL para cada cliente, pois o custo é alto e não há motivos para eu gerar um certificado para cada cliente sendo que no final de tudo estarão autenticando sempre no mesmo servidor.
    Claro que sei o que é um certificado digital. O que falei não seria um certificado digital e sim um meio de autenticação com seu Web Service, liberando os "XML Schema" assim podendo criar aplicação desktop e se autenticar com seu webservice, tipo um DataSnap.


    Mais se minha ideia não for valida só desconsiderar.

    s'
    Ah´´

 

 
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

  1. |Recrutamento| Novo Projeto - CastleGames™
    Por Masterand no fórum Área de recrutamento
    Respostas: 11
    Último Post: 11-08-2014, 03:43 PM
  2. |Flood livre| Sugestões de projeto..
    Por 14biss no fórum Flood Livre
    Respostas: 6
    Último Post: 29-06-2013, 04:51 PM
  3. |Recrutamento| PHP Coder para novo projeto no Musite
    Por usabr no fórum Arquivos MuOnline
    Respostas: 7
    Último Post: 13-07-2012, 09:44 AM
  4. |Tutorial| [Iniciante]Estrutura de uma Unit
    Por FusioN no fórum Delphi
    Respostas: 0
    Último Post: 19-07-2010, 01:19 PM

Marcadores

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •