Siga-nos em...
Follow us on Twitter Follow us on Facebook Watch us on YouTube
Registro

Alpha Servers
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 11 a 18 de 18

Tópico: NodeJS

  1. #11


    Avatar de WoLfulus
    Data de Ingresso
    Jan 2015
    Localização
    Brasil
    Idade
    32
    Posts
    231
    Agradecido
    636
    Agradeceu
    204
    Peso da Avaliação
    12

    Padrão

    Tá, eu não li o tópico todo pq aparentemente desviaram o assunto, mas deixo a minha opinião:

    Eu mesmo uso node desde que saiu a primeira versão... acompanhei o desenvolvimento e tudo mais, e sim, antes era um puta de um problema achar drivers e os caralho a quatro pra conectar nas coisas que você queria, mas hoje já ta bem popular e tem bastante alternativas.

    Você falou sobre "servidores externos", o que não faz sentido no contexto do node (se é que eu entendi o que você quis dizer).
    Node foi feito especialmente para desenvolver aplicações de rede, e ele faz muito bem o serviço dele, contanto que você entenda o funcionamento.
    Por exemplo, no darkmu, o dataserver, connectserver e joinserver são desenvolvidos no node.js, e, se você procurar você vai achar o source do meu connectserver ainda ai poela internet.

    Qualquer coisa que você quiser fazer no node.js, você pode. Até aplicativos desktop. Por exemplo o popcorntime de desktop, era feito em node.js.

    Quanto à conexão ao SQL Server, tem a própria biblioteca da microsoft pra isso ([Somente usuários registrados podem vem os links. ]), ou você usa algum ORM tipo o Tedious.

    Uma coisa que eu notei quanto à "reutilização" de código pra front-end e back-end é que depende muito de como você está desenvolvendo o projeto e quais bibliotecas e frameworks você está utilizando.
    Tem que estudar os jeitos que a galera faz esse tipo de coisa, se não você vai acabar escrevendo tanto o front como o back em diferentes lugares.

    Um outro problema que você vai encontrar, é com relação à hospedagem. Geralmente para o node você precisa de um controle melhor sobre o servidor, e as soluções "managed" são um pouco mais caras, justamente por cuidarem de várias coisas pra você.
    Por exemplo, em um projeto que eu desenvolvi utilizando o node.js, existia 2 servidores centrais (que rodava 1 instância do webserver para cada core de cada máquina), eu tinha que garantir que os webservers fossem reinicializados em caso de queda, o que faz você ter que procurar meios de gerenciar esses processos (olá Phusion Passenger!), e havia um servidor de balanço e cache na frente desses dois servidores web rodando nginx.
    Também fizemos um mecanismo em que o backend é totalmente independente do frontend (mas isso não necessáriamente se aplica só ao node.js), pois foi uma forma da gente economizar os recursos do servidor web, já que todos os assets estáticos (javascript do frontend, stylesheets, imagens e fontes estão alocados em um CDN).

    Desenvolvimento web é um negócio bem complexo e existe milhares de maneiras pra se desenvolver as coisas, e fácilmente você vai se ver fazendo merda, independente do que você utilizar... basta não ter preguiça de refazer boa parte das coisas pra ter uma estrutura melhor tanto de projeto como dos servidores que você estiver gerenciando.



    Abraço!

  2. Os Seguintes 7 Usuários Agradeceram você WoLfulus Por este Post Útil:


  3. #12

    Avatar de Woz
    Data de Ingresso
    May 2014
    Localização
    Sao Paulo
    Idade
    25
    Posts
    162
    Agradecido
    126
    Agradeceu
    79
    Peso da Avaliação
    11

    Padrão

    @WoLfulus entendi a questão do servidor externo, mas o que eu quis dizer, e me corrija se disser alguma bobagem, mas é que quando programo o NodeJS numa hospedagem(server-side) onde terei o meu front-end hospedado e faço uma conexão com um SQL localizado em um cloud (por exemplo apenas), este cloud não seria um servidor externo?

    Quanto ao resto, obrigado, você falou o que eu queria ouvir. Verifiquei também, em alguns sites (talvez não tão confiáveis e por isso toco no assunto aqui) que o NodeJS faz menos requisições que o PHP, utilizando menos do trafego do servidor. Como disse eu sou novo e estou estudando ainda sobre server-side, mas é correto essa afirmação?

  4. #13

    Avatar de hadeslan
    Data de Ingresso
    Oct 2010
    Localização
    Nada a dizer no moumento
    Idade
    30
    Posts
    996
    Agradecido
    207
    Agradeceu
    152
    Peso da Avaliação
    23

    Padrão

    no caso a engine que uso a construct2 ela já trabalha com Nodejs
    e vi que e uma ferramenta muito útil já que une geralmente
    O PHP EO HTML em um so arquivo e dapra fazer scripts
    mais rápidos ou mais lentos que so usando php ou so usando html
    Última edição por hadeslan; 01-03-2016 às 11:36 PM.

  5. #14


    Avatar de WoLfulus
    Data de Ingresso
    Jan 2015
    Localização
    Brasil
    Idade
    32
    Posts
    231
    Agradecido
    636
    Agradeceu
    204
    Peso da Avaliação
    12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Woz Ver Post
    @WoLfulus entendi a questão do servidor externo, mas o que eu quis dizer, e me corrija se disser alguma bobagem, mas é que quando programo o NodeJS numa hospedagem(server-side) onde terei o meu front-end hospedado e faço uma conexão com um SQL localizado em um cloud (por exemplo apenas), este cloud não seria um servidor externo?

    Quanto ao resto, obrigado, você falou o que eu queria ouvir. Verifiquei também, em alguns sites (talvez não tão confiáveis e por isso toco no assunto aqui) que o NodeJS faz menos requisições que o PHP, utilizando menos do trafego do servidor. Como disse eu sou novo e estou estudando ainda sobre server-side, mas é correto essa afirmação?
    qualquer coisa que está fora da sua máquina do webserver é um servidor externo. no exemplo que eu dei, são 2 webservers, ambos são servidores externos um ao outro.
    ainda assim, não vejo problema nenhum, contanto que vc n queria um site super rápido hospedado no brasil, pegando dados de um banco de dados na russia por exemplo.
    isso geralmente é feito em uma rede interna entre as máquinas.

    quanto ao número de requisições, isso depende mto do que vc tá falando. independentemente de vc ter um site em php ou node.js, o tráfego vai ser o mesmo se vc tiver fazendo exatamente as mesmas coisas.
    exemplo: 20 queries no PHP também são 20 queries no node.js.
    o tamanho do html, css, e javascript enviados pro cliente são os mesmos em ambos os servidores também.
    a diferença aqui é como os servidores funcionam. o node.js é mais "inteligente" na questão de I/O, pq a grosso modo, o programa tem que "esperar" o I/O completar pra fazer algo...
    seguindo o mesmo exemplo de cima.

    no PHP se vc precisa fazer 20 queries pra gerar uma página, e, se cada query demora 1 segundo (request + processamento + response), o PHP vai demorar 20 segundos pra responder o resultado pro cliente.
    o node.js no caso vai paralelizar essas queries. se ele fizer as 20 queries em paralelo, a página abre em 1 segundo.

    resumidamente, o node.js consegue fazer outras coisas enquanto ele tá esperando respostas que não dependem dele.
    consequentemente vc economiza em servidor (pq vc consegue servir + clientes com a mesma capacidade computacional)

    mas a questão da economia de banda eu não vejo como ajudaria.

  6. #15

    Avatar de navossoc
    Data de Ingresso
    Jan 2013
    Localização
    local
    Posts
    321
    Agradecido
    535
    Agradeceu
    199
    Peso da Avaliação
    15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por WoLfulus Ver Post
    o node.js no caso vai paralelizar essas queries. se ele fizer as 20 queries em paralelo, a página abre em 1 segundo.

    resumidamente, o node.js consegue fazer outras coisas enquanto ele tá esperando respostas que não dependem dele.
    consequentemente vc economiza em servidor (pq vc consegue servir + clientes com a mesma capacidade computacional)
    Só não se esqueçam que você está trocando uma fila por outra(s).

    Então não existe milagre, pode atender inicialmente até mais clientes, mas no final todos terão de esperar o mesmo tempo (se não até mais)...

    Tudo realmente vai depender do que sua aplicação faz...
    Pode ser que seja vantagem, pode ser que não.

    []'s

  7. #16


    Avatar de WoLfulus
    Data de Ingresso
    Jan 2015
    Localização
    Brasil
    Idade
    32
    Posts
    231
    Agradecido
    636
    Agradeceu
    204
    Peso da Avaliação
    12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por navossoc Ver Post
    Só não se esqueçam que você está trocando uma fila por outra(s).

    Então não existe milagre, pode atender inicialmente até mais clientes, mas no final todos terão de esperar o mesmo tempo (se não até mais)...

    Tudo realmente vai depender do que sua aplicação faz...
    Pode ser que seja vantagem, pode ser que não.

    []'s
    contanto que o cara n queira calcular o PI dentro do node, n tem problema nenhum... vai performar melhor que PHP em todos os casos. óbvio que, se o cara souber oq tá fazendo.

  8. #17

    Avatar de Woz
    Data de Ingresso
    May 2014
    Localização
    Sao Paulo
    Idade
    25
    Posts
    162
    Agradecido
    126
    Agradeceu
    79
    Peso da Avaliação
    11

    Padrão

    Agora a discussão tá ficando como eu queria rs, ao meu ver muito importante esses debates, todos sabemos que a área de TI cresce e se transforma muito rapidamente, tão rápido que muitas vezes deixamos de notar as mudanças!

    @OnTopic

    Entendi o que você quis dizer @WoLfulus , e é claro que tudo vai depender do conhecimento, mas a boa interação do NodeJS com o client-side se da também pelo fato de usarem a mesma linguagem? facilita a comunicação o fato de que em ambos os lados (client-side e server-side) usa-se o JavaScript?

    @navossac compreendi também, realmente, quando falamos de "trafego" e requisições vai variar muito e como você disse, não existe milagre, pode ajudar mas não será a solução né! Mas creio que ainda exista um mercado promissor pro NodeJS. Pesquisei e muita gente tem dado preferência a ele junto com MongoDB, e assim formando um server-side e client-side em apenas uma linguagem (claro que no client também tem HTML/CSS, mas isso é básico né), deve ser benéfico, tirando que facilita muito a manutenção, uma vez que o utilizador não precisa conhecer de diversas linguagens...

  9. #18


    Avatar de WoLfulus
    Data de Ingresso
    Jan 2015
    Localização
    Brasil
    Idade
    32
    Posts
    231
    Agradecido
    636
    Agradeceu
    204
    Peso da Avaliação
    12

    Padrão

    A utilização da mesma linguagem é uma boa sim, você não vai ficar tendo que toda hora trocar o seu compilador mental e ficar escrevendo coisa de uma linguagem em outra, mas por experiência própria, isso não tem tanto impacto não... Se vocé está em um projeto sozinho, ajuda bem, mas em projetos com mais pessoas, geralmente cada um fica encarregado de uma coisa. Vai muito do projeto mesmo viu. Uma coisa importante: tenta sempre se perguntar oq uma coisa X te resolve, e se é mesmo um problema. Muitas vezes é besteira mudar oq vc ja está acostumado e sabe que funciona, ou antecipar um problema que pode nem vir à acontecer.

    O site do BrMU por exemplo eu to jo meu bom e velho php. Não preciso de nada além disso.

 

 
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Marcadores

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •