Siga-nos em...
Follow us on Twitter Follow us on Facebook Watch us on YouTube
Registro


HGIDC
Resultados 1 a 1 de 1
  1. #1

    Avatar de Hiro
    Data de Ingresso
    Nov 2009
    Localização
    Belo Horizonte
    Idade
    29
    Posts
    105
    Agradecido
    0
    Agradeceu
    0
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão Perguntas frequentes sobre design

    O que é design gráfico?

    Design, desenho industrial, ou até programação visual (todos são quase sinônimos) é a profissão que visa resolver qualquer tipo de problema usando de cores, letras e formas. Design também é transmitir uma mensagem sobre algo a um determinado público alvo.


    Leia mais: O que é design?
    O que é “design” e o que é “designer”?


    “Design é a profissão, designer é o profissional dela” Design é a profissão, designer é o profissional dela. Muita gente tem dificuldade em entender este conceito, então vamos simplificar: design = medicina, designer = médico. Ou seja, você não diz “Conheço um amigo que é medicina. Ele estudou médico por 6 anos”.

    O que faz o designer gráfico?

    O designer gráfico criar imagens, logos, tipografias, cartazes, cartões de visitas, retoca fotos, faz montagens, imprime trabalhos, desenvolve sites, cria banners, diagrama revistas: e impressos em geral, cria anúncios, faz animações e lê muito.

    O que um designer gráfico precisa saber?

    Um designer gráfico aprende um pouco sobre tudo: desenho em papel, diagramação, tipografia, estética, semiótica, história, teoria da cor, teoria da forma, teorias de criação, marketing, publicidade, representação, percepção, criatividade, beleza, pintura, técnicas de impressão, representação técnica, conceituação, arte, corte, vinco, tipos de papéis, acessibilidade, usabilidade, comunicação, cores especiais, HTML e CSS, edição de imagens, como aplicar questionários, como entender estatísticas, técnicas de brainstorming, funcionamento de softwares para design e o mais importante: precisa saber enxergar o mundo com a mente aberta. Em resumo, precisa saber um pouco de tudo.

    O designer precisa saber desenhar?

    Algumas faculdades requerem um conhecimento básico em desenho na hora do vestibular. Outras, não requerem mas ensinam no primeiro ano. É importante o designer saber representar através do desenho? É. É necessário que ele seja um Rembrandt ou Leonardo da vida? Não. Noções básicas de desenho são importantes. Caso você não tenha noção alguma (ex: não sabe nem desenhar bonecos de palito), sugiro que faça um curso de desenho. Vale a pena e vai ser de grande valia no futuro.

    Preciso saber como manipular software?

    Têm muito designer que não é nenhum rei do Photoshop, do mesmo jeito que há muito photoshopeiro que não sabe nada sobre design. Fazer design não é saber mexer em Photoshop. Mas a resposta pra pergunta é: sim. No entanto se você não sabe mexer, muitas universidades já incluem as noções básicas de Photoshop, InDesign, Corel, Illustrator, etc em seus currículos. Porém, é sempre recomendado que o designer esteja a par das novas tecnologias e esteja sempre fuçando nos programas e procurando tutoriais na web.

    O que é um web designer?

    Web designer é um designer gráfico que desenvolve web sites. Não só a parte gráfica, mas como um site funciona e como o usuário final vai utilizar o site. Ou seja, isso inclui desenvolvimento em HTML e CSS, duas linguagens essenciais para qualquer web designer.


    O que um web designer precisa saber?

    Tudo que um designer sabe. Especialmente sobre acessibilidade, usabilidade, tipografia na web, diagramação, edição de imagens, padrões web, etiqueta web e por aí vai.

    O que é um desenvolvedor web?

    É o profissional que desenvolve toda a programação de um site. Ele faz o que o web designer fez, funcionar. Existem dezenas de linguagens web que são utilizadas hoje em dia, e muitos preferem se especializar em apenas uma ou duas, devido a gigantesca quantidade de informações que cada linguagem possui.

    O que é um micreiro?

    Micreiro é um adjetivo perjorativo. Esse ser, profundamente odiado pelo designer, não tem noção alguma sobre design. São pessoas que podem até conhecer a técnica e geralmente têm bom domínio sobre software, mas não entendem nada de teoria: seu conhecimento de tipografia, gestalt, cores é quase nulo. Quase sempre estes micreiros desenvolvem peças gráficas por um valor muito abaixo do mercado, fazendo com que a qualidade das mesmas sejam ruins.


    Eu não fiz faculdade de design, sou micreiro?

    Depende do seu nível de conhecimento. Se você tem domínio sobre as áreas teóricas do design, passou tempo estudando sobre técnicas e jeitos de se criar, provavelmente não seja. Micreiro não é aquele que não fez faculdade, é aquele que não tem conhecimento teórico algum sobre design e no entanto entitula-se designer.

    O que é desenho industrial / desenhista industrial?

    É a exata mesma coisa que design, só com um nome mais “abrasileirado”. No desenho industrial há as áreas de programação visual e e projeto de produto, que são respectivamente “design gráfico” e “design de produto”.

    O que é logo, logotipo, marca e logomarca?

    Logo é o ícone que representa a empresa. Logotipo é o nome da empresa utilizando uma forma tipográfica (escrita). Marca é a percepção do usuário da identidade da empresa. Logomarca, na teoria não existe: se a marca é o que identifica a empresa, e logo é a representação da empresa que por sua vez é o que identifica ela, ambos são a mesma coisa. No entanto, virou um termo tão popular e tão utilizado que a briga pra tirar essa palavra do vocabulário é em vão (agradecimento aos nossos amigos publicitários por terem inventado essa palavra).


    O que é identidade visual?

    É a combinação do logo de uma empresa, suas cores institucionais e qualquer outra coisa esteja no seu manual de identidade visual. Este manual contém as instruções de como reproduzir o logo / o logotipo, em que tamanhos ele pode ser reproduzido afim de mantê-lo legível, quais são as cores que ela utiliza (em CMYK, RGB e Pantone), quais as diferentes versões em cores, quais cores de fundo ele poderá ter entre outras informações. A identidade visual da empresa é o conjunto disto tudo. Por exemplo, a identidade visual do banco Itaú têm como cores o azul, o laranja e o amarelo. Dentro de seu banco, a pessoa notará que estas cores são usadas em abundância e irá permitir facilmente o reconhecimento do local através das cores, da tipografia, etc.

    Quanto um designer ganha?

    Essa é a pergunta mais difícil de responder, e muitas vezes não depende do quão bom ele é. O seja, depende: depende da empresa onde ele trabalha, da cidade onde reside, do estado, o cenário da profissão na área dele, se é estagiário, formado, freelancer, etc. Do mesmo jeito que um médico pode ganhar muito, também pode ganhar pouco. Em Curitiba – PR há um mercado bem saturado de designers; em cada esquina é possível encontrar um escritório de design ou uma gráfica. Encontrar um estágio como estudante é fácil, o problema surge depois que você se forma. Já no norte (em Pernambuco por exemplo) é dificíl encontrar designers, porém o mercado requer poucos pois a população e as empresas ainda não enxergam o propósito de se ter um designer. Para saber quanto um designer ganha em sua região, o melhor seria encontrar um profissional que possa te dizer como o cenário atual dali está. Artigo relacionado no Design Blog: Freelancer, quanto cobrar?

    Ser freelancer ou ter emprego fixo?

    Muito designer decide ser freelancer (profissional autônomo) para ganhar mais. Alguns destes ganham mais, outros não. O bom de ser freelancer é que você não gasta dinheiro com impostos (na teoria), você define seu próprio salário, não precisa responder a ninguém exceto ao cliente, têm horários flexíveis, etc. Em contra-partida, o freelancer não têm carteira assinada e não pode se aposentar, não têm renda comprovada e pode passar por um período de “seca”: aquele mês onde você não consegue nenhum cliente novo e suas contas a serem pagas começam a atrasar. Então depende muito de como você quer trabalhar. Freelancing funciona para alguns, não funciona para outros. O jeito, é testar ambos e ver qual que lhe cai melhor.


    Vale a pena fazer faculdade de design?

    “Existe algumas coisas que você não aprende em livros “ Sim. Claro, existe algumas faculdades ruins por aí. O jeito é conhecer alunos destas faculdades e perguntar como são as aulas, como são os professores e como é a infra-estrutura. Existe algumas coisas que você simplesmente não aprende em livros ou em posts de blogs sobre design. Experiências reais de professores que atuam no mercado é uma destas coisas: é sempre bom saber como que o profissional vai lidar com determinado problema na vida real. Sem dúvida, existe muita coisa que você não vai poder aplicar na vida real devido a velocidade em que corre o mercado do design. Mas é sempre bom saber, pois se você acabar encontrando-se preso em algum lugar saberá como se safar usando uma técnica que requer mais tempo porém fará com que o trabalho seja feito. Pessoalmente, sou 100% a favor do ensino de design em faculdades. Afinal de contas, você pode facilmente aprender a construir casas através de apostilas na internet e livros: mas isso faz de você um engenheiro civil? Você contrataria uma pessoa que nunca fez uma faculdade de engenharia civil para construir a sua casa? Pense nisto.


    Quem faz faculdade será um designer melhor?

    Não. É a contra-partida de qualquer curso: haverá sempre aquele aluno que não está na faculdade para aprender, que não se esforça, que acredita que é o professor que precisa ensiná-lo como ser um designer bom. Entendam: quem faz a faculdade é o aluno, não o contrário! Sempre haverá aquele designer formado, com diploma em universidade federal de respeito, porém que é um designer medíocre. Não adianta fazer faculdade sem se esforçar, pois há muitos designers não-formados no mercado que estudam, se esforçam e não precisam de um diploma para dizer que são competentes: utilizam seu portfólio.

    Existe faculdade de web design?

    Sim, existem faculdades de desenvolvimento web e design para web em algumas universidades. Também existem cursos técnicos em web design, que geralmente engloba alguns princípios básicos do design, web design e um programação HTML. Pessoalmente, nunca fiz nenhum destes cursos, então não tenho como dizer se você aprende coisas novas lá. Muita gente aconselha a fazer uma faculdade de design gráfico e depois (ou durante) fazer um curso de programação HTML para saber como montar um site. Mas isto vai de cada um.

    Qual a melhor faculdade de design na cidade X?

    Existem muitas faculdades boas no Brasil e muitas ruins. O melhor jeito de descobrir é através do Orkut, acessando as comunidades de design (ou desenho industrial) das faculdades na sua região e perguntar aos membros destas comunidades como que é a infra-estrutura, como que são os professores e como é o curso em geral. Só assim para se ter uma melhor idéia da faculdade que você pretende cursar. E para não deixar dúvidas aos leitores, eu realmente não sei responder essa pergunta pois conheço apenas as faculdades da minha região.

    Onde posso arranjar trabalho na minha cidade?

    Primeiramente, crie um portfólio: seja online ou seja impresso. Se você nunca fez nenhum serviço real, inclua trabalhos acadêmicos. Inclua sempre apenas aquilo que você gostou do que fez, esqueça os seus trabalhos “medianos” e “ruins”. Depois utilize o Google para procurar por “escritório de design + nome da sua cidade”. Em seguida, é só enviar o endereço do seu portfólio online ou enviar o seu portfólio (e currículo) via correio (ou deixar lá pessoalmente) e esperar. Se você tiver bons trabalhos e se mostrar competente, quem sabe o dono do escritório não te chame. Existem outras maneiras de se conseguir emprego na área, mas aí vai da criatividade de cada um. Seja criativo!

    Um designer precisa ter um computador da Apple?

    Não. Computadores da Apple (como o MacBook Pro ou Mini Mac) são bonitos, têm bom gerenciamento de memória em relação a programas de edição visual (Photoshop, Illustrator, etc) e muitas outras qualidades. Mas um designer não precisa ter um Mac. Ajuda, sem dúvida, mas não é essencial.


    Como faço para ganhar muito dinheiro?

    Falando sério: se eu soubesse como ganhar muito dinheiro no design, eu lançaria um livro com o título “Como ganhar muito dinheiro”, venderia 50.000 unidades a R$ 100,00 cada e dentro do livro estaria escrito “Escreva um livro e venda-o”. Não existe fórmula para isto, então parem de perguntar.

    É interessante participar de concursos?

    Não, e vou explicar por quê: de acordo com o capítulo III, Artigo 12º do Código de Ética Profissional do Designer Gráfico da Associação dos Designers Gráficos (ADG): “O Designer Gráfico não deve, sozinho ou em concorrência, participar de projetos especulativos, pelo qual só receberá o pagamento se o projeto vier a ser aprovado”. Pense neste exemplo: você é engenheiro civil e um cliente entra em contato com você e pede para que você construa uma casa para ele. Ele não diz onde, nem quantos quartos, nem nada. Só diz “Construa!”. Mas você não é o único: outros cinco engenheiros foram contactados e estão fazendo o mesmo. No final, o cliente vai escolher uma das casas e pagar por apenas esta. Você, que gastou dinheiro com mão de obra e materiais vai ficar no prejuízo. Mas e se você fosse muito muito muito bom e fizesse a melhor casa de todas, você ainda corre o risco de não ganhar e sabe por quê? Porque o cliente nunca falou quantos quartos queria, se queria uma casa grande, pequena, com piscina ou sem, etc. Não houve o “briefing”, então por melhor que tenha sido talvez não caiba nas necessidades do cliente. Os “concursos” são predatórios e trazem prejuízos ao mundo gráfico, então deveremos resistir e não participar!

    Onde posso aprender mais sobre Corel Draw, Photoshop, InDesign, Illustrator, etc?

    Se você tem uma necessidade gigantesca de aprender determinada coisa, não espere que alguém te ensine: corra atrás. O Google existe por um bom motivo, use-o! Existem milhões de sites na net que ensinam desde o básico ao mais avançado destes softwares.

    Onde faço o download do Corel Draw, Photoshop, InDesign, Illustrator, etc?

    Você pode acessar o site oficial do Photoshop, Corel, InDesign ou Illustrator e fazer o download das versões de teste dos programas. Estas versões funcionam por 30 dias e depois requerem que você compre o produto original (cada um custa de US$ 500 pra cima). Existem alternativas gratuitas para estes programas, como o Gimp ou o Inkscape. Não forneço versões crackeadas ou keys para os programas pagos, não insista.

    Onde posso baixar um tutorial completo sobre web design ou design gráfico?

    Resposta rápida: no mesmo lugar onde você pode descobrir o sentido da vida, do universo e de tudo, vide Wikipedia. Como design gráfico é um curso profissionalizante de 4 anos (em média), o que faz você pensar que existe um “tutorial” de “como ser um designer”? Não existe tal coisa, pois se em 4 anos já é difícil aprender o suficiente para ser um bom designer, em dois dias é impossível aprender um décimo do necessário para se tornar designer. Não insista: não existe um tutorial ensinando “como ser designer”.

    Fonte: DesignBlog
    Última edição por Hiro; 26-08-2010 às 11:15 AM.

 

 

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

  1. |Suporte| Traduzir Perguntas !
    Por todi no fórum Dúvidas
    Respostas: 1
    Último Post: 21-10-2012, 01:34 AM
  2. |Humor| Improvável - só perguntas [Vídeo]
    Por Vilão no fórum Piadas engraçadas
    Respostas: 0
    Último Post: 16-09-2009, 08:17 PM

Marcadores

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •