Rubinho confia na renovação: 'Seria um desperdício se eu não pilotasse'
Brasileiro negocia extensão de seu contrato com a Williams para a próxima temporada. Trabalho do veterano na equipe está rendendo bons resultados

Após dois bons resultados nesta temporada, Rubens Barrichello está confiante em uma renovação de contrato com a Williams para 2011, o que seria sua 19ª temporada na Fórmula 1. Apesar de um primeiro semestre difícil, o brasileiro brilhou nas últimas duas corridas, com um quarto lugar em Valência e um quinto em Silverstone. Para ele, a equipe estaria errando se o deixasse ir embora.



- Espero ficar na Williams. Acho que seria a coisa mais natural. Obviamente, ainda não assinei nenhum contrato, mas não estou conversando com nenhum outro time. Como já disse, acho que a equipe estaria errando se pensasse em alguém diferente para o próximo ano, porque eles já começaram a desenvolver o carro para o próximo ano. Seria um desperdício se eu não pilotasse. Espero decidir meu futuro antes das férias de verão (entre os GPs da Hungria e da Bélgica, em agosto) - diz Barrichello, em entrevista ao site da revista inglesa "Autosport".

O veterano brasileiro chegou na Williams neste ano após uma temporada na Brawn GP. Rubinho acredita estar na melhor fase de sua pilotagem na Fórmula 1 e não vê motivos para não renovar com a equipe.

- Seria quase uma perda de tempo se eu saísse da equipe. Em termos de velocidade, estou melhor do que nunca e acho que este pensamento positivo está fazendo diferença. E as pessoas não entendem tanto otimismo sem que esteja vencendo corridas. Tenho de acreditar, como parte da equipe, que iremos produzir algo para voltar a brigar pelo pódio. Talvez no próximo ano façamos um bom carro, capaz de lutar por vitórias.

Barrichello e os engenheiros da Williams estão se dando muito bem no trabalho nesta temporada. O brasileiro já foi elogiado pelos chefes da equipe inglesa, mas a sensibilidade do piloto no acerto do carro vem rendendo dividendos para o time.

- Uma vez o engenheiro me perguntou: "Como você pode saber disso?" Respondi: "Porque sou bom para c..." Foi uma resposta honesta, mas de brincadeira. Não era um comentário arrogante. Estamos nos divertindo. Nunca quis ser melhor do que ninguém, mas o que acredito é que tenho uma boa sensação do carro. Quando a equipe veio e testou o carro, ficou provado que a minha correção estava certa no túnel de vento. Por isso, temos harmonia sobre o que digo para os engenheiros. Temos um clima bom de trabalho, o que é ideal para melhorar.



A próxima temporada deixa Barrichello animado. Perto de completar 300 GPs na Fórmula 1, ele torce para que a Williams tenha um carro vencedor no próximo ano, mas admite que é impossível prever o que acontecerá em 2011.

- Após todos estes 18 anos na Fórmula 1, você pode dizer que quase tudo pode acontecer. Ninguém achava que a Brawn GP venceria corridas no ano passado. Não precisamos de muitas mudanças para fazer este carro vencer. Precisamos de algumas evoluções no motor e outras poucas na parte aerodinâmica. Precisamos mudar a característica do carro para que tenha mais aderência em algumas áreas que preciso. Além disso, os pneus serão diferentes em 2011. Mas só falta um pouco para tornar este carro vencedor.

Fonte: Globoesporte.com