Quando dispositivos USB funcionam imediatamente após serem conectados ao computador, é uma maravilha. Porém, sabemos que nem sempre é assim. Pensando nisso, abaixo vão algumas possíveis fontes de problemas com o reconhecimento de aparelhos USB no seu computador e sugestões para tentar superar essas fontes de aborrecimento.


Problema
Meu computador às vezes reconhece, às vezes não reconhece meu scanner USB após a inicialização do Windows. O mesmo acontece com meu disco rígido externo.

Solução
A culpa desse problema pode ser uma sobrecarga de corrente nas portas ou no hub USB. A sobrecarga acontece quando muitos periféricos cuja alimentação de força depende da porta USB estão ligados ao mesmo tempo. A conseqüência é que o PC passa a não enxergar algum deles.

Se o problema for esse, há três possíveis formas de contorná-lo. A primeira é tentar conectar o dispositivo que não está sendo reconhecido somente depois do boot do sistema. Outra idéia que pode funcionar é simplesmente trocar os dispositivos de porta..

Por último, tente várias combinações entre os periféricos com e sem alimentação, distribuindo-os por um ou mais hubs USB. Será necessário proceder por ensaio e erro para encontrar o melhor posicionamento.




Problema
Quando meu computador retorna do modo de hibernação ou standby, alguns dos dispositivos USB conectados que estavam funcionando antes param de operar.

Solução
Isso acontece porque o Windows XP tenta economizar energia no modo standby e, para isso, desliga as portas USB. Para evitar isso, você pode mudar a configuração do sistema: abra o Painel de controle; clique no ícone Sistema; escolha a aba Hardware; clique em Gerenciador de dispositivos; clique duas vezes em Controladores USB; clique duas vezes em USB Root Hub; clique na aba Gerenciamento de energia; desmarque a opção “Computador pode desligar o dispositivo para economizar energia”. Se houver mais de um USB Root Hub no gerenciador de dispositivos, repita o procedimento para cada um deles. Vale notar que, se você está usando um notebook, esta configuração aumentará um pouco o consumo de bateria.


Problema
Quando eu conecto meu disco rígido na porta USB do meu computador, ele é reconhecido. Porém, quando eu o desconecto e volto a conectá-lo, o sistema o ignora.

Solução
Dependendo do aparelho em questão, o sistema operacional do seu PC pode levar até 5 minutos para reconhecer o dispositivo conectado. Um conselho, portanto, é ter alguma paciência. Se você usa um notebook e um hub USB sem alimentação de força, limite o número de dispositivos a dois. Ou, melhor ainda, compre um hub com alimentação.


Problema
Minha impressora USB está imprimindo símbolos estranhos.

Solução
Não use cabos longos, principalmente de mais de 5 metros, pois os dados começam a se perder. Se precisar usar um, compre um repetidor de sinal para ampliar o alcance da transmissão de informações.

Fonte: PC WORLD