Siga-nos em...
Follow us on Twitter Follow us on Facebook Watch us on YouTube
Registro


HGIDC
Resultados 1 a 2 de 2
  1. #1

    Avatar de Hiro
    Data de Ingresso
    Nov 2009
    Localização
    Belo Horizonte
    Idade
    29
    Posts
    105
    Agradecido
    0
    Agradeceu
    0
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão Designers não são WebDesigners!

    Artigo falando sobre os designers, empresas e cursos que acham que design gráfico é o mesmo que web design.

    Este artigo comporta-se como um protesto contra designers que desdenham o web design e acham-se capazes de criar um site como um impresso. Estendem-se as empresas que incentivam seus designers GRÁFICOS a produzirem layouts sem instruí-los sobre essa nova área, muitas vezes longe da abordada em seus cursos.

    E, sobretudo, os cursos superiores de Design, que em sua maioria não abordam o tema com a devida importância, contratando professores despreparados, com o intuito de apenas completar a grade curricular.

    O web design é uma especificação do Design digital que se equivale ao gráfico e produto.



    Web Design

    O projeto de uma interface para web interage com muitas outras áreas além da visual, como é de costume na produção de um cardápio ou de um flyer ou uma peça gráfica em geral. É nessa linha que surgem os primeiros tropeços da falta de informação destes pseudo-webdesigners.

    Acostumados a tratarem apenas do visual, deixam de lado a premissa mais importante da web hoje, o UCD(design centrado no usuário), que trata-se em priorizar os diferentes tipos de usuários avaliando suas capacitações e limitações.

    A internet reproduz o mesmo site de diversas maneiras, as cores e a resolução mudam de monitor para monitor, a renderização de browser para browser, a velocidade de navegação de usuário para usuário, interferindo diretamente na percepção visual da página, ao contrário de um material impresso. Não apenas as limitações de hardware, deve-se compreender que falando de internet, tratamos de padrões rígidos que para serem quebrados devem ser estudados e testados de forma a descobrir seu sucesso.

    Denominamos de acessibilidade esses padrões invisíveis que se repetem em vários sites e tornam-se comuns, habituando o usuário. Por exemplo, a barra de busca encontra-se preferencialmente ao lado direito e ao topo; para retornar à página principal, normalmente clicamos na logo da empresa.



    Mapa do tesouro da usabilidade

    Tais fundamentos estão inseridos no usuário e muda-los drasticamente, tornará sua interface não-intuitiva, obrigando o usuário a pensar e exigindo uma curva de aprendizado para a navegação. No final frustrando-o.
    Uma interface digital necessita interação e dinamismo, tudo acontece muito rápido, estamos há um click de outro site, a pressa ao usar o computador faz com que o usuário não tenha uma leitura atenta e navegue a partir da tentativa e erro. É preciso resumir e sintetizar a informação, de modo que seja encontrada rapidamente. Tendo agora mais uma área envolvida no projeto de um website denominada de “Arquitetura da informação”.

    Passado essa turbulência, ainda temos mais um obstáculo pela frente, o programador, ou seja, aquele que irá desenvolver o front-end do website, tirá-lo do layout e aplicá-lo. Por ser apenas um designer e não um web designer ele não tem domino de xhtml e CSS, ferramentas básicas para criar a estruturação e a estilização da página, projetando-a como um impresso, alinhando todos os itens de um menu à esquerda e o último, por capricho, a direita.

    Na montagem do layout é necessária mais uma classe para poder alinhar esse ultimo item, adicionando linhas de código ou até mesmo uma imagem a mais, aumentando o tempo de produção do programador e deixando o site mais pesado.



    Diagrama para o webdesign

    A interface web trabalha com marcações que trazem a idéia de padrões. Todo o título deve ser estilizado de forma similar para facilitar a identificação do usuário na página(acessibilidade) e pelo modo com que as linguagens de
    marcações trabalham. A partir do momento que este designer aprender a implementar seu próprio layout vai entender o funcionamento e projetar pensando na montagem. Minimizando o tamanho do site e agilizando processo de produção.

    O motivo desse desdenho em relação ao web design está no fato de ser uma área nova que cresce em tamanho e faturamento, absurdamente. A falta de um mercado sólido abre brechas para qualquer fundo de quintal se aventurar na construção de websites e a falta de profissionais capacitados obriga ou abre oportunidade para o designer gráfico se adptar, porem essa adaptação muitas vezes vem com a falta de informação e domínio do assunto não levando atenção necessária.

    Bastando contratar alguém que implemente os layouts e estará pronto para web. Essa idéia muitas vezes agrada o cliente nas primeiras impressões, mas não os seus usuários, tornando o website falho.


    Fonte: DesignBlog - Postado por José Henrique {ZehDesign}

  2. #2


    Avatar de _LenaD_
    Data de Ingresso
    Sep 2009
    Localização
    Bela Vista de Goiás
    Idade
    28
    Posts
    319
    Agradecido
    1
    Peso da Avaliação
    14

    Padrão

    Quem realmente tiver tirado um tempo pra ler,
    Se tiver o conceito errado vai começar a pensar bastante no assunto...

    Eu estou em um curso de desenvolvimento de sites,
    e estou estudando muito sobre isso ai, as diferenças do desing.
    Na verdade a gente tem que saber um pouco de tudo hoje em dia, ainda mais eu que estou no ramo de informática.
    Assistência e etc, só que acompanhar tudo é difícil e temos de ter o bom senso de separar as coisas.

    Ótimo post!

 

 

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

  1. |Download| Web Loookp / Para designers
    Por Reck no fórum HTML - Nova área
    Respostas: 0
    Último Post: 14-11-2013, 01:58 PM
  2. |Recrutamento| |Recrutamento|Programadores e Designers
    Por VitorPosh no fórum Área de recrutamento
    Respostas: 0
    Último Post: 05-11-2013, 11:29 AM
  3. |Depoimento| A internet do futuro tem lugar para Web Designers?
    Por Hiro no fórum Dossiê dos Designers
    Respostas: 0
    Último Post: 29-09-2010, 07:08 PM
  4. |Depoimento| 10 Mentiras Para Enrolar Designers E Ilustradores
    Por Hiro no fórum Dossiê dos Designers
    Respostas: 3
    Último Post: 30-08-2010, 03:54 PM

Marcadores

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •