Siga-nos em...
Follow us on Twitter Follow us on Facebook Watch us on YouTube
Registro

Alpha Servers
Resultados 1 a 1 de 1
  1. #1

    Avatar de Cøłєridgє
    Data de Ingresso
    Mar 2010
    Localização
    Italia
    Posts
    752
    Agradecido
    6
    Agradeceu
    4
    Peso da Avaliação
    28

    Thumbs up Curso Básico de Redes ( Parte 1 )


    Introdução

    Hoje existem dois mundos. O mundo real. E o mundo virtual. Não sei se real é a denominação correta que posso dar ao primeiro, talvez físico seja mais adequado, mas o fato é que esses dois mundos existem e estão cada dia mais interligados! Sei que esse papo é meio filosófico e nos remete a Matrix (que já está fora de moda, o lance agora é A Origem), mas a Internet está cada vez mais presente na vida das pessoas. Muitos não sabem ou não conseguem mais viver sem ela!

    Mas enquanto muitos batem papo, namoram, fazem putaria, roubam, pirateiam, aprendem (ou se alienam, em alguns casos), poucos sabem como tudo isso é realmente possível. Como que é possível eu baixar músicas que estão em discos rígidos situados em locais que eu não faço a menor idéia de onde estejam!? Como que eu posso imprimir numa impressora que está noutro cômodo!? As possibilidades são praticamente infinitas, mas todas elas existem graças à Internet e às redes!.

    A partir deste post, inicio uma série, ou um curso, como queiram chamar, sobre esse fascinante mundo de possibilidades praticamente infinitas! E pretendo abordar o tema de uma forma não tão profunda, técnica demais, que se torne chato, mas também não tão básica, que se torne por demasiada simplória. Bom, espero que eu não me empolgue e acerte na dose. Vamos começar com um pouco de história.


    Um pouco de história

    Levando em conta o conceito de redes, a saber, interligar dois dispositivos de forma que eles possam compartilhar informações e serviços, podemos afirmar que as redes de computadores existem há muito tempo, antes mesmo do ENIAC até. Mas as redes como as conhecemos hoje, com seus padrões e diferentes tipos de cabeamento, começaram a tomar forma ainda durante a década de 60, mais especificamente em 1969. Nesse ano surgia a ARPANET (ARPA Network), inicialmente com apenas quatro nós, denominados de SRI, UCLA, UCSB e UTAH, situados respectivamente em Stanford, na Universidade da Califórnia, na Universidade de Santa Bárbara e na Universidade de Utah e transmitiam a 50 kbps, o que era uma velocidade impressionante para links de longa distância na época.
    Esta rede era apenas para fins de teste. No entanto, ela foi tão bem implementada e funcionava de maneira tão satisfatória e segura que em apenas quatro anos, em setembro de 1973, ela já interligava trinta instituições, de universidades a empresas e órgãos militares! Abaixo vemos um mapa lógico da rede nesse período:




    Ainda nesse ano, 1973, era desenvolvida, pela Xerox, uma importante tecnologia de interconexão para redes locais que futuramente iria se unir a ARPANET. Estou falando da Ethernet, cuja primeira transmissão bem sucedida foi feita nesse mesmo ano. Falarei mais sobre ele daqui a pouco.

    No ano seguinte, 1974, foi dado origem a dois protocolos importantíssimos! O TCP e o IP, que juntos, se tornaram os protocolos padrão para uso na ARPANET e, posteriormente, na Internet, estando em vigor até hoje.

    Essa rede possibilitou a vários pesquisadores e técnicos a fantástica oportunidade de compartilharem informações e conhecimento, tendo como resultado o desenvolvimento de tecnologias que usamos até hoje, tais como o e-mail e o FTP, só para citar algumas.

    A rede aumentou de maneira tal, que já estava se tornando difícil manter e distribuir a lista dos hosts conectados a ela, de modo que na década de 1980 foi criado o DNS (Domain Name System), com o intuito de dar nomes mais “amigáveis” aos hosts conectados na rede. Tal sistema, que só pra constar, faz parte da pilha de protocolos TCP/IP, continua a ser usado até hoje!

    Como já mencionei, a tecnologia de interconexão para redes locais Ethernet estava sendo desenvolvido pela Xerox. A primeira transmissão ocorreu a 2.94 megabits por segundo. Mas logo essa velocidade aumentou e surgiram as redes de 10 megabits, que foram usadas em larga escala. A partir de então, elas não pararam de evoluir.

    Originalmente, os projetos ARPANET e Ethernet eram duas coisas distintas. O primeiro interligava servidores entre universidades e o segundo interligava computadores numa rede local. Logo se percebeu que numa rede local todos os computadores poderiam compartilhar a conexão e acessar a internet. Assim, progressivamente, esses dois projetos foram se unindo e tornaram-se o que são hoje: praticamente uma coisa só! É extremamente difícil encontrar um uso para um computador desconectado da grande rede e é mais difícil ainda se deparar com uma rede local onde pelo menos um computador não seja o servidor de internet… enfim, a ARPANET, hoje Internet e a Ethernet caminham juntas, de mãos dadas.

    Esta foi uma breve história sobre o surgimento das redes, espero que tenham gostado e breve estarei postando a continuação do curso, até o próximo post!



    Fonte: Google

    [Somente usuários registrados podem vem os links. ]
    Última edição por Cøłєridgє; 15-09-2010 às 04:07 AM.

    Hidden Content Hidden Content -
    Sou melhor do que as pessoas pensam e pior do que elas imaginam ...

 

 

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

  1. |Download| Curso Completo de Redes de Computadores
    Por hidy no fórum Redes
    Respostas: 0
    Último Post: 19-11-2011, 04:27 PM
  2. |Tutorial| Curso Básico de Redes ( Final )
    Por Cøłєridgє no fórum Redes
    Respostas: 0
    Último Post: 17-09-2010, 03:13 PM
  3. |Tutorial| Curso Básico de Redes ( Parte 4 )
    Por Cøłєridgє no fórum Redes
    Respostas: 0
    Último Post: 16-09-2010, 01:25 PM
  4. |Tutorial| Curso Básico de Redes ( Parte 3 )
    Por Cøłєridgє no fórum Redes
    Respostas: 0
    Último Post: 15-09-2010, 06:33 PM
  5. |Tutorial| Curso Básico de Redes ( Parte 2 )
    Por Cøłєridgє no fórum Redes
    Respostas: 0
    Último Post: 15-09-2010, 03:38 AM

Marcadores

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •