CURSO INTERATIVO DE PHP
AULA 01
Nesta aula veremos:

* Conheça HTML
* PROGRAMAS NECESSÁRIOS
* Case Censitive
* Tags para colokar scrits em php
* echo -print
* Código-fonte é HTML PURO
* Comentarios nos Scripts PHP
* <BR>


Conheça HTML antes

Uma das caracteristicas mais marcantes do php é sua alta capacidade de se misturar com o html, permitindo assim , a confeção de pg dinamicas para web; o php se mistura ao corpo do html então é importante que você tenho um conhecimento previo de html
TENHA UM PHP EDITOR - E UM SERVIDOR

é muito importante que antes de mais nada você tenho um php editor, não recomendo usar o editor do dreamweaver seja qualquer verção, procure um programa proprio para a edição de php, se o seu pc for muito ruim edite pelo navegador mesmo: PHP Editor On-line Gr
é importante para qualquer trabalho de web design que você for fazer ter um servidor na sua, é claro que eli n precisa ficar 24 horas online, mas precisa estar sempre a sua disposição, os servidore são aonde rodas as paginas de web que são solicitada pelo client
php editor:

se baixar agradeça

appsever:

se baixar agradeça

SITAXES BÁSICAS PARA UMA INSTRUÇÃO PHP

Case Sensitive

Nunca se esqueça que o PHP é case sensitive. Isso quer dizer que, ele diferencia maiuscula de minuscula, ou seja, A é completamente diferente de a.

Abertura e fechamento do PHP

<?php ou <? = Tag que abre a area do script PHP que sera interpretado pelo servidor (appsever)
?> = Tag que finaliza a area de inserção do sript PHP

echo - print

Este comando PHP determina o que "mostra-ra", no corpo da página.
echo = mostar (essa é a definação que na minha opinião acho mais apropriada)
echo e print tem a mesma definição só que o comando print é de um php anterior só n me lembro qual

(;)

Toda sintexe de comando deve ser teminada com um ponto e virgula (;), não importa quantas linhas tenha essa sintexe o comando ponto e virgula encerra elas.

Vamos a um exemplo agora abra o seu php editor, só lembrando que você devera saber HTML

Código PHP:
<html>
<head>
<title>MEU PRIMEIRO EXEMPLO EM PHP</title>
</head>
<body>
<?php
    
echo 'meu primeiro exemplo em php'// SCRIPT DO PHP
?>
</body>
</html>
traduzindo o comando php fica assim:
mostre-me 'meu primeiro exemplo em php';
sempre finalizando com (;)
salve com index.php na sua pasta www dp appsever, ABRA O SEU INDEX.PHP E VEJA O RESULTADO.
Dentro do aspas pode se editar html
Ex:
echo '<b><i><tt><font size=50><font color=magenta>MEU PRIMEIRO EXEMPLO EM PHP</font></font></tt></i></b>';
lembre-se sempre de terminar com o (;)

ficaria assim o script em PHP

Código PHP:
<html>
<head>
<title>MEU PRIMEIRO EXEMPLO EM PHP</title>
</head>
<body>
<?php
    
echo '<center><b><i><tt><font size=50><font color=magenta>MEU PRIMEIRO EXEMPLO EM PHP</font></font></tt></i></b></center>'// SCRIPT DO PHP
?>
</body>
</html>
PHP NÃO APRECI NO CODIGO FONTE

Abra o codigo-fonte com o seu navegador clicando emExibir>Código -Fonte, note que um bloco de notas foi aberto, repare nessi codigo font que nada da codificação PHP apareci neli. Apenas apareci o HTML puro, o que mostra que o nosso script foi perfeitamente interpretado no servidor e en***** ao cliente apenas o codigo em HTML
Código Fonte:
Código HTML:
<html>
<head>
<title>MEU PRIMEIRO EXEMPLO EM PHP</title>
</head>
<body>
<b><i><tt><font size=50><font color=magenta>MEU PRIMEIRO EXEMPLO EM PHP</font></font></tt></i></b>
</body>
</html>
INSERINDO COMENTÁRIOS

// = Inseri comentário de uma linha
/* = Inicio do comentrio de multiplas linhas
*/ = termino do comentario de multiplas linhas
# = Comentário sintexe

Código PHP:
<?PHP
#historia que enventei agora
echo 'Tia da um leite e um doce'// PEDE HUMILDIMENTE O GAROTO
echo 'É claro menino, entre!'/* QUANDO O MENINO ENTRA NA CONFEITARIA PARA QUE HA CACCHOROS FAMINTOS LATINDO DENTRO DO SEU ESTOMAGO
ELI QUASE DESMAIA DE TANTA FOME */
?>
Tambem podemos enfeitar para( O EXEMPLO POSTERIOR É COMO DEVE FICAR O HTML INTEIRO

Código PHP:
<html>
<head>
<title>COMENTARIOS</title>
</head>
<body>
<?PHP
/**********************/
/* CACHORROS FAMINDTOS*/
/**********************/

######### EPISÓDEO 1 ##########

echo 'Tia da um leite e um doce '// PEDE HUMILDIMENTE O GAROTO
echo 'É claro menino, entre!'// ELI SENTE OS CACHORROS FAMINTOS LATINDO DENTRO DE SI
?>

</body>
</html>
<BR>
Se vocês reparam bem quando abrimos o nosso index.php as frases a apreceram uma diante da outra, este comando força o que vier depois deli aparecer em uma nova linha, mas isso só sera percebido quando for exibido no corpo do navegador
para execuatr eli dentro do script php deve se colokar dessa maneira
Código PHP:
echo '<br>'
vamos executar isso com o nosso exemplo agora
Código PHP:
<html>
<head>
<title>COMENTARIOS</title>
</head>
<body>
<?PHP
/**********************/
/* CACHORROS FAMINDTOS*/
/**********************/

######### EPISÓDEO 1 ##########

echo 'Tia da um leite e um doce'// PEDE HUMILDIMENTE O GAROTO
echo '<br><br>';
echo 
'É claro menino, entre!'// ELI SENTE OS CACHORROS FAMINTOS LATINDO DENTRO DE SI
?>

</body>
</html>
Obs: Dois <br><br> foi colokado o texto foi para linha de baixo de pois foi para a linha de baixo navamente

______________________________________________

Proxima Aula

* A nossa Linguagem (Lógica de Programação)
* A Linguagem de Programação (Lógica)
* Variáveis
* Operador de Atribuição (=)
* Iniciado um Exemplo de Operação
* O Ponto e a Virgula no PHP
* Operadores Matematicos
* O Operador (.)

ESTOU TENTANDO VOLTAR AS AULAS PARA MU ONLINE SÓ QUE ISSO COMEÇARA SOMENTE A PARTIR DA AULA 3, POIS ANTES DE TUDO VOCÊ TEM QUE SABER INTERPRETAR O PHP E SABER A LOGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA N SE PERDER

Crédito: The_Black