Bom neste tutorial irei encinar a maneira mais simples de editar o swap em seu linux
Debian ou Ubuntu facilmente
logicamente que irão pergunta mas eu uso Colinux ou VMware, Vbox *
Resposta : todos esses programas são usados para criar maquinas virutal
ou seja emular um sistema operacional dentro do seu não importa qual seja!
Tamanho do SWAP

Existem várias filosofias e teorias a respeito de tamanho ideal deste espaço, até algum tempo atrás dizia-se que era para ser no máximo 128MB, mas havia quem afirmava a necessidade de estar entre o RAM e 2xRAM, ou seja, se o computador tem 512MB de RAM então o SWAP deveria ter entre 512MB e 1024MB, entre outras. Estas afirmações foram “verdades” em suas épocas quando os PCs com 128MB de RAM eram algo raro e o Kernel Linux estava engatinhando, mas hoje em dia ninguém usa tanto esse conceito devido ao barateamento das memórias e também devido a inutilidade deste espaço em vários casos.
Por exemplo vou dar dois casos práticos que convivo todos os dias:
Caso 1 – Desktop

Meu desktop em casa tem 2GB de RAM… por que eu usaria 2GB de SWAP (ou mesmo 4GB) se no meu dia-a-dia ele não passa de 100MB de uso? Claro que não colocaria um SWAP de apenas 100MB pois estaria correndo o risco de ver minhas aplicações não rodarem em determinado momento por falta de memória, mas 2GB seria um exagero e até um desperdício no meu humilde “disquinho” de 120GB.
Caso 2 – Servidor

Em um outro exemplo, um dos servidores lá do órgão que trabalho… tem 8GB de RAM, imagine reservar um swap de 8GB (ou 16GB)?! Pra que isso tudo se ele quando muito usa apenas 300MB do SWAP? Se o servidor precisar de mais memória pode ter certeza que não será o SWAP vai atrapalhar mais do que colaborar.
A prática leva a perfeição

Vê-se nestes dois exemplos que nem a regra do 128MB fixos, e nem mesmo a de usar 2xRAM não se enquadram bem. Então que valor usar?
Não forma melhor do que instalar o sistema de testes e verificar na prática. Use o seu sistema por por algumas horas abrindo e fechando as suas aplicações, inclusive abrindo várias vezes e simultaneamente suas aplicações principais e depois veja o quanto de SWAP foi usado (use o comando “free” para isso). Jogue esse valor um pouco para cima e pronto… esse é o valor “ideal” para o seu SWAP.
É claro que com o passar do tempo e o costume você terá alguns valores preferidos para o tamanho do seu SWAP o que dispensará fazer instalações de teste, mas isso virá com o tempo.



Tutorial:
Downloads de Swap:
[Somente usuários registrados podem vem os links. ]
[Somente usuários registrados podem vem os links. ]
[Somente usuários registrados podem vem os links. ]
[Somente usuários registrados podem vem os links. ]
[Somente usuários registrados podem vem os links. ]
[Somente usuários registrados podem vem os links. ]
[Somente usuários registrados podem vem os links. ]
[Somente usuários registrados podem vem os links. ]
[Somente usuários registrados podem vem os links. ]
[Somente usuários registrados podem vem os links. ]
[Somente usuários registrados podem vem os links. ]
Primeiro faça o login em seu servidor linux como root:
deve estar assim:
nome :~#

Agora envie o arquivo do swap para o diretorio root
para deixar mais facil caso seja outro diretorio digite o seguinte comando:

cd /nome do diretorio(pasta)

caso seja o root não digite nada....

Segundo iremos avaliar como swap em seu linux para que ele seja visto pelo
sistema linux como swap simples.

Digite o comando :

Código PHP:
mkswap nomedoswap 
depois de fazer isso basta ligar ele :

Código PHP:
swapon nomedoswap 
simples ? sim agora vamos para parte legal.
Mas algumas pessoas não tem conexão boa para upload do arquivo em seu servidor
vamos facilitar então você pode criar seu proprio swap:

Veja abaixo:
Criando um arquivo para swap adicional de 512MB

Digite o seguinte comando:

Código PHP:
dd bs=512M count=if=/dev/zero of=novoswap 
Ativando o novo SWAP no boot

E também: Após o reboot este swap será desativado. Para ativá-lo novamente basta executar o “swapon”, já que o arquivo já esta criado e formatado. Se quiser que ele eja ativado automaticamente durante o boot então você deverá editar o arquivo /etc/fstab (como root) e acrescentar a seguinte linha no seu final:
/mnt/sda4/nomedoswap none swap sw
Note que é necessário indicar o caminho completo onde o arquivo foi criado, para que o sistema possa encontrar e monta-lo corretamente. A partir do seu próximo reboot o novo swap será sempre ativado.




Creditos:
Criador do Tutorial : SrNooB
Arquivos swap :somale