O que é um hack?

Esse texto tem a finalidade de esclarecer algumas dúvidas a respeito dos famosos Cheat Engines (CE) que impregnam o Grand Chase. O que podem ou não fazer, como são feitos, como afetam a você, ao jogo e a sua conta.

•Como funciona:
Grand Chase é um jogo baseado no envio e recebimento de informações para/de um servidor. Para manter o registro, é utilizado um sistema de endereços (adresses) no qual cada coisinha do jogo possui um. CEs são programas capazes de obter acesso a tal lista de adresses, e a partir disso, editá-los. Com isso, surgem os famigerados “hacks”. One-hit é feito a partir da edição do nível do personagem; stage, a partir da desconfiguração do programa incial (fase 1>fase 2...) etc.
Apesar disso, não é possível que, através de CEs, se obtenha acesso a informações cujo registro não é dado nos servidores de jogo. Muitas vezes isso resulta na ilusão do usuário, gerando os famosos client side. Exemplos disso são os supostos CASH grátis.


•Como o uso de tais programas afeta ao jogo:
Ao invadir a database do servidor, a informação é desviada daqueles computadores e aparece no seu. O trânsito desse conteúdo gera um retardo no processo de transmissão. Pense nisso como um fluxo de água o qual você interrompe. A divisão do fluxo faz com que ambos os computadores sofram. Quem já usou algum programa do tipo sabe como demora o “first scan”, e não é somente o computador do usuário que fica lento. Isso gera lag – sim a maldição de todo jogador – em uma quantidade baixa. Acontece que se um engine faz isso, imagine o dano causado por todos os jogadores que usam hack. Tanto os servidores quanto os pcs dos players podem sofrer crash.

•O que isso NÃO faz:
Esses programas NÃO são capazes de obter informações de outros usuários. Você NÃO pode perder nenhum dado para alguém que esteja usando isso. A única forma de isso acontecer é se você e o hacker compartilharem alguma forma de conexão (ex.: transferência de arquivos no msn ou em programas p2p, conexões do tipo lan, van e intranet).
CEs também não passam vírus para pessoas que não os estejam usando. Apenas se, mais uma vez, você compartilhar alguma forma de conexão.


•Depois de ler isso, sobre o que você NÃO pode reclamar:
Sabendo das coisas escritas aqui, você não pode culpar algum outro hacker por roubar sua conta. É impossível. Se você a perdeu, tenha certeza, foi por algum comportamento de risco da sua parte. Entrar em sites pouco seguros (especialmente pornôs), baixar qualquer arquivo sem confiar na procedência, clicar em tudo que é URL, whatever.
Se você é usuário de hack ou é conivente com isso, acha indiferente, você NÃO pode reclamar da LUG quando atualiza apenas o GameGuard. Por serem programas ilegais, o combate a eles se faz necessário, e o dinheiro que sustenta o servidor (proveniente da compra de CASH), ao invés de ser gasto com coisas legais para o jogo é usado no desenvolvimento e reconhecimento dos hackers, a fim de tornar o jogo algo melhor e mais limpo.