um evento que ocorreu de forma simultânea em várias cidades no mundo, a Microsoft anunciou ontem seu novo sistema operacional voltado para celulares – O Windows Phone codinome “Mango”. No Brasil, o evento foi realizado na sede da Microsoft em São Paulo.


O lançamento dos primeiro telefones equipados com o WP Mango será feito até o final deste ano aqui no Brasil. Eu tinha esperanças de que já fossem colocados oficialmente no mercado nacional alguns aparelhos rodando Windows Phone, mesmo usando a versão antiga do sistema. Atualmente, apenas quem comprou um aparelho lá fora pode usufruir do sistema da Microsoft.

A Microsoft está investindo pesado no novo sistema e uma das estratégias da empresa é aumentar o número de aplicativos disponíveis para a plataforma. Há sete meses atrás, quando foi lançado, o Windows Phone praticamente não tinha nenhum aplicativos em seu “Marketplace”. Hoje, existem mais de 17.000 programas disponíveis para download e a empresa incentiva os desenvolvedores a criarem novas aplicações.

O Brasil será contemplado com o primeiro Centro de Excelência em Windows Phone do mundo. Criado em parceria com o [Somente usuários registrados podem vem os links. ], essa iniciativa mostra a importância do mercado local para a Microsoft e traz oportunidades para desenvolvedores e empresas. O objetivo da Microsoft é trazer conhecimento da plataforma Windows Phone, aliado com um Instituto de renome.

Os profissionais do Centro de Excelência Windows Phone serão treinados por profissionais da Microsoft dos USA e também do Brasil e terão a responsabilidade de repassar esse conhecimento para os desenvolvedores, diretamente, ou através dos 17 Microsoft Innovation Center (MICs), presentes no Brasil. Para mais informações sobre o Centro de Excelência Windows Phone acesse o link: [Somente usuários registrados podem vem os links. ]


Durante o evento foram apresentados alguns aparelhos que já estão rodando o Windows Phone Mango. Alguns já estavam com a interface em Português Brasileiro, mas infelizmente uma das características mais legais do Mango que é o reconhecimento de voz, por enquanto, só funciona em inglês.



Na demonstração outra característica que chamou a minha atenção foi a multitarefa, ou seja, a capacidade de rodas vários aplicativos ao mesmo tempo. Isso leva a uma conclusão óbvia: o sistema é poderoso, mas exige um hardware compatível, ou seja, provavelmente vai ser difícil rodar o Mango em smartphones mais simples. As principais novidades do Mango são:

- Conversas: Alterne entre mensagem de texto, chat do Facebook e mensagens instantâneas no Windows Live Messenger, tudo isso na mesma conversa.

- Grupos: Contatos de grupos em Blocos Dinâmicos personalizados para ver o mais recente status diretamente a partir da tela inicial, e enviar rapidamente uma mensagem de texto, e-mail ou mensagem instantânea a todo o grupo.

- Integração mais completa com redes sociais: Os feeds do Twitter e do Linked In agora são integrados em cartões de contato, embutidos nos check-ins do Facebook e em um novo software de detecção de rostos que facilita a marcação de fotos e a postagem na Web.

- Caixas de entrada vinculadas: Veja múltiplas contas de e-mail em uma única caixa de correio vinculada. As conversas são organizadas para facilitar a atualização com as mais recentes mensagens de e-mail.

- Mensagens sem usar as mãos: O suporte embutido de voz-para-texto e texto-para-voz habilita conversas ou mensagens de texto sem o uso das mãos.

- App Connect: Ao conectar aplicativos a resultados de buscas e aprofundar a integração com Windows Phone Hubs, incluindo Música, Vídeo e Imagens, os aplicativos aparecem quando e onde for adequado. O App Connect funciona com o Marketplace para que os resultados incluam os aplicativos que já estão no telefone, bem como sugestões para o download de novos aplicativos.

- Blocos Dinâmicos Aprimorados: Obtenha informações de aplicativos em tempo real sem a necessidade de abri-los. Os Blocos Dinâmicos podem ser maiores, mais dinâmicos e conter muito mais informações.

- Multitarefa: Alterne rapidamente entre os aplicativos que estão sendo usados e permita que eles sejam executados em segundo plano sem afetar o desempenho ou a duração da bateria.

- Internet Explorer 9: A força de um navegador baseado no PC aliada ao suporte a HTML5 e gráficos acelerados por hardware.

- Cartões de Informação: Quando estiver pesquisando um produto, filme, evento ou local, visualize rapidamente um resumo rápido das informações relevantes, incluindo aplicativos relacionados.

O sistema me impressionou bastante e parece que a Microsoft está no caminho certo. Acho que ela chegou tarde no mercado, mas pode ser que o Mango vire o jogo para a empresa. Em minha opinião acho que os desenvolvedores serão decisivos no sucesso do Mango. Os 17.000 aplicativos para Mango frente aos mais de 500.000 aplicativos para Iphone podem parecer pouco, mas é importante ressaltar que atualmente o ritmo de lançamento de aplicativos para o Mango é muito bom.

Uma pergunta que não pude fazer no evento e que está martelando a minha cabeça: Com uma interface mais intuitiva, “multitouch” inteligente, multitarefa e várias outras características interessantes, porque não usar o Windows Phone Mango num Tablet? Será que o sistema vai ficar só nos celulares?

Via: Guia do PC