Opa pessoal, inaugurando minha participação nessa área do fórum, chego com o Review do aparelho Sony Ericsson Xperia X8.

Adquiri o aparelho na Fast Shop em Uberlândia, MG, loja física, por R$ 459,00. Ele é uma aparelho low-end, ou seja, linha de entrada para Smartphones com Android, e compete diretamente com aparelhos como Spice, da Motrola, e com o LG Optimus Me P350.

Quando fui até a loja testar, testei um Defy, da motorla, bem como um Milestone 2, mas queria algo que, se me arrependesse, não teria pago os olhos da cara.

Vou falar de cada item em separado do telefone. Vamos lá.

Tela: 7/10 3 polegadas, com 16 milhões de cores, e tela capacitiva, se mostra muito boa. Tem um defeito, bom, pelo menos eu achei um defeito, de a sensibilidade da tela diminuir um pouco nas bordas (não sei se é o fato de eu usar aquela película que veio com o celular ainda). A resposta é muito boa, mas não é nada a mais do que aquilo que esperamos de um TouchScreen. Suas 3 polegadas permitem uma digitação precisa e rápida de mensagens, mas não é aquela maravilha para navegar em páginas da web que não possuem a versão mobile. Já assistir vídeos no youtube é um show a parte, juntamente com o som, do qual vamos falar mais abaixo.
Outra desvantagem da tela foi a Sony Ericsson ter "capado" o aparelho, pois o mesmo suporta multitouch, mas não está implementado. Nada do que uma boa rom não resolva, caso você queira perder algumas funcionalidades do aparelho.

Câmera: 5/10 Se você espera ter uma boa câmera, esqueça. As fotos são medíocres, saem sempre tremidas. O aparelho não possui flash. Baixei um aplicativo grátis no Market, chamado Camera360, que ajuda um pouco. Mas realmente, as fotos são terríveis. Não é um atrativo do celular, e você acaba não usando, por saber que vai passar raiva tentando tirar uma foto boa e não vai conseguir. Ele grava em 30 fps, mas tanto a qualidade de vídeo como de aúdio também não são as melhores.

Qualidade do Material e Design: 6/10 O Xperia X8 é um aparelho de baixo custo. Na parte da frente, senti alguma fragilidade nos seus três botões cromados (Menu, Home e Voltar). Mas a parte traseira, essa sim, sofre. É um plástico bem frágil.
No design, ele não é um aparelho bonito, nem feio. Seu modelo semi-curvado garante uma boa pegada, e só. Eu achei as letras XPERIA e Sony Ericsson, na parta da frente do aparelho, bem feias, dando uma característica de um "MP60" comprado no Mercado Livre.

Som: 9/10 A Sony Ericsson sempre foi conhecido por seus celulares com uma excelente qualidade sonora. Bom, com o Xperia, não é diferente. Me impressionei com ele, mesmo no player padrão, mostrar uma excelente qualidade sonora, com agudos e graves bem definidos, e nada de distorções (testei com músicas em 320 kbps de 192 kbps). O headphone que vem junto é simples, não é in ear, mas cumpre bem seu papel. Os toques ficam bem altos, sem distorções, ou atrasos. Ponto positivíssimo para a Sony Ericsson.

Sistema Operacional: 8/10 O Xperia vem com Android, em sua versão 2.1. Seco e pelado, ele é como qualquer outro Android, mas a Sony Ericsson resolveu meter a mão e fez, mais uma vez, um trabalho porco. Cortou funções importantes, como, por exemplo, de desativar o brilho automático da tela, ou de não configurar para que o aparelho não se bloqueie sozinho. Como a Sony Ericsson, até o momento, não se manifestou sobre uma atualização do Android para outra versão no X8 (somente no X10), o jeito é correr para roms customizadas, que não garantem todas as funcionalidades do aparelho.

Configuração (Hardware): 8/10 Com 600mhz para a CPU, 200mhz para a GPU, 128mb de memória interna, o celular não decepciona. Bem rápido nas aplicações e jogos. O único incoveniente, mais uma vez, é o Android 2.1, que não permite instalar jogos e aplicativos no SD (cartão de memória).

Conectividade: 10/10 Cumpre o que promete. Wi-Fi responde muito bem, bluetooth idem.

Avaliação Geral: É um aparelho de linha de entrada, que possui defeitos graves (câmera, política de atualização da Sony Ericsson), mas com grandes qualidades (bom processador, tela excelente e qualidade sonora excelente). Você está pagando o que o aparelho custa, ponha isso em mente caso opte por um Xperia X8. Se você for um medium user, e quer um aparelho rápido, com uma boa tela, uma boa pegada, um bom som, não liga pra câmera (daí poderá atualizar para 2.2 ou 2.3), e barato, pode ir sem medo. Na mesma loja testei o Spice, mas não gostei do design dele. Tinha o LG supracitado, mas também não fui com a cara, acabei trazendo esse mesmo. Só que vou repassar para a minha esposa que gostou do celular, e em breve estarei com um outro nas mãos.

Prós: Preço, qualidade do som, qualidade da tela.
Contras: Descaso da Sony Ericsson com atualizações, câmera.

Avaliação Final: 7/10. -> Bom Custo benefício.