Siga-nos em...
Follow us on Twitter Follow us on Facebook Watch us on YouTube
Registro

Alpha Servers
Resultados 1 a 10 de 18

Tópico: NodeJS

Visão do Encadeamento

  1. #11


    Avatar de WoLfulus
    Data de Ingresso
    Jan 2015
    Localização
    Brasil
    Idade
    32
    Posts
    231
    Agradecido
    636
    Agradeceu
    204
    Peso da Avaliação
    12

    Padrão

    Tá, eu não li o tópico todo pq aparentemente desviaram o assunto, mas deixo a minha opinião:

    Eu mesmo uso node desde que saiu a primeira versão... acompanhei o desenvolvimento e tudo mais, e sim, antes era um puta de um problema achar drivers e os caralho a quatro pra conectar nas coisas que você queria, mas hoje já ta bem popular e tem bastante alternativas.

    Você falou sobre "servidores externos", o que não faz sentido no contexto do node (se é que eu entendi o que você quis dizer).
    Node foi feito especialmente para desenvolver aplicações de rede, e ele faz muito bem o serviço dele, contanto que você entenda o funcionamento.
    Por exemplo, no darkmu, o dataserver, connectserver e joinserver são desenvolvidos no node.js, e, se você procurar você vai achar o source do meu connectserver ainda ai poela internet.

    Qualquer coisa que você quiser fazer no node.js, você pode. Até aplicativos desktop. Por exemplo o popcorntime de desktop, era feito em node.js.

    Quanto à conexão ao SQL Server, tem a própria biblioteca da microsoft pra isso ([Somente usuários registrados podem vem os links. ]), ou você usa algum ORM tipo o Tedious.

    Uma coisa que eu notei quanto à "reutilização" de código pra front-end e back-end é que depende muito de como você está desenvolvendo o projeto e quais bibliotecas e frameworks você está utilizando.
    Tem que estudar os jeitos que a galera faz esse tipo de coisa, se não você vai acabar escrevendo tanto o front como o back em diferentes lugares.

    Um outro problema que você vai encontrar, é com relação à hospedagem. Geralmente para o node você precisa de um controle melhor sobre o servidor, e as soluções "managed" são um pouco mais caras, justamente por cuidarem de várias coisas pra você.
    Por exemplo, em um projeto que eu desenvolvi utilizando o node.js, existia 2 servidores centrais (que rodava 1 instância do webserver para cada core de cada máquina), eu tinha que garantir que os webservers fossem reinicializados em caso de queda, o que faz você ter que procurar meios de gerenciar esses processos (olá Phusion Passenger!), e havia um servidor de balanço e cache na frente desses dois servidores web rodando nginx.
    Também fizemos um mecanismo em que o backend é totalmente independente do frontend (mas isso não necessáriamente se aplica só ao node.js), pois foi uma forma da gente economizar os recursos do servidor web, já que todos os assets estáticos (javascript do frontend, stylesheets, imagens e fontes estão alocados em um CDN).

    Desenvolvimento web é um negócio bem complexo e existe milhares de maneiras pra se desenvolver as coisas, e fácilmente você vai se ver fazendo merda, independente do que você utilizar... basta não ter preguiça de refazer boa parte das coisas pra ter uma estrutura melhor tanto de projeto como dos servidores que você estiver gerenciando.



    Abraço!

  2. Os Seguintes 7 Usuários Agradeceram você WoLfulus Por este Post Útil:


 

 

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Marcadores

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •