Siga-nos em...
Follow us on Twitter Follow us on Facebook Watch us on YouTube
Registro


Alpha Servers
Resultados 1 a 2 de 2
  1. #1

    Avatar de Cøłєridgє
    Data de Ingresso
    Mar 2010
    Localização
    Italia
    Posts
    786
    Agradecido
    1
    Peso da Avaliação
    21

    Lightbulb Introdução a cloud computing

    Quantas vezes você já não ouviu o termo “cloud computing” ou “aplicativo web”? Ambos termos estão ficando cada vez mais “populares” no vocabulário dos usuários. Agora com a chegada do Chrome OS, do Google, vem se falando ainda mais sobre cloud computing.




    Para quem não sabe, cloud computing ou computação na nuvem é quando seu computador só serve como um “terminal”, isso é, um computador com poucos recursos que possui conexão com a internet, pois tudo que você irá usar (programas, arquivos e outros) estarão na “nuvem”, isso é, na internet. As vantagens são várias, como computadores mais baratos, programas sempre atualizados, dados disponíveis em qualquer lugar onde existe conexão com a internet, jogos que rodariam praticamente em qualquer hardware, sem contar que os upgrades seriam bem práticos, bastando você contratar um servidor com mais recursos.

    Óbvio que existem os pontos negativos do cloud computing. O maior problema é que caso você não tenha conexão com a internet todos os seus dados, arquivos, programas ficam indisponíveis, sendo assim seu computador não irá servir para nada sem internet, virando simplesmente um “tijolo”. Essa falta de conexão já ocorreu em proporções bem grandes uma vez aqui no Brasil, a tal da pane geral da Telefônica que ocorreu em SP ainda esse ano, que no caso do cloud computing deixaria milhares de usuários domésticos e empresariais sem computadores durante um dia, afinal sem conexão não haveria arquivos nem aplicativos nem nada.

    Ainda no Brasil temos o problema da velocidade da conexão e seu preço, afinal aqui uma internet de 10Mbits é um “luxo” e em outros países a mesma velocidade é algo comum, sendo assim programas mais pesados iriam demorar mais tempo para abrir em conexões mais lentas (como as nossas)… Por fim temos algo bem delicado: como seus dados estão nas mãos de empresas, poderiam existir problemas de vazamento de dados, falta de privacidade, falha nos serviços, perda de dados e por ai vai.

    Alguns dos problemas já estão sendo resolvidos aos poucos. Exemplo: com o Google Gears você pode ter alguns aplicativos disponíveis mesmo quando off-line. Isso quer dizer que você poderia usar o Gmail ou o Google Reader mesmo quando estiver sem internet e quando se conectar o computador sincronizaria tudo o que foi digitado, excluído, arquivo e etc. Parece que agora o Google parou o desenvolvimento do Google Gears para desenvolver algo parecido que já existe no HTML 5.0. Já o preço e a estabilidade das conexões está melhorando em algumas empresas de telefonia, mas comparado a outros países aqui o serviço ainda é precário pelo preço que pagamos.

    Após toda essa explicação você provavelmente deve estar pensando que o cloud computing é uma realidade distante, que só vai ter real aplicação daqui alguns anos, mas na verdade ela está cada vez mais próxima de nós. É só observar:

    * O Chrome OS, sistema operacinal do Google, é totalmente voltado ao Cloud Computing;

    * Netbooks foram feitos para terem poucos dados nos seus HDs/SSDs e bastante dados na nuvem (isso justifica os HDs/SSDs de baixa capacidade);

    * Já existem sistemas de jogos que funcionam via streaming, como exemplo o OnLive (é como se os jogos fossem vídeos), o que já não requer um equipamento muito caro;

    * Aplicativos web cada vez mais desenvolvidos;

    * GMail, Google Reader, Grooveshark, Google Docs, Picnik, Dropbox e outros, são exemplos de programas e serviços que estão na nuvem e que já são muito usados;

    * Investimentos de várias empresas nessa área;

    * Empresas oferecendo soluções em cloud computing (Google, Locaweb, Microsoft, Amazon…);

    * E muitos outros.

    Sim, o cloud computing está batendo na nossa porta e logo estaremos usando ela sem perceber, isso se você já não está usando.


    Fonte: Guia do PC

    Hidden Content Hidden Content -
    Sou melhor do que as pessoas pensam e pior do que elas imaginam ...

  2. #2


    Avatar de _LenaD_
    Data de Ingresso
    Sep 2009
    Localização
    Bela Vista de Goiás
    Idade
    28
    Posts
    319
    Agradecido
    1
    Peso da Avaliação
    14

    Padrão

    Cloud já é uma realidade, e a tendência é só crescer cada vez mais.

    Pelo post!

 

 

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

  1. |Tutorial| Introdução ao MINECRAFT
    Por Gabriel David no fórum Minecraft - Nova área
    Respostas: 0
    Último Post: 12-05-2012, 03:35 AM
  2. |Tutorial| Introdução à Linguagem
    Por FusioN no fórum MySQL
    Respostas: 0
    Último Post: 24-07-2010, 10:21 PM
  3. [VIDEO]Introdução a Season 5
    Por Mr.TwoHam no fórum Cantinho IMP Games
    Respostas: 0
    Último Post: 25-10-2009, 12:17 PM

Marcadores

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •