Siga-nos em...
Follow us on Twitter Follow us on Facebook Watch us on YouTube
Registro


HGIDC
Resultados 1 a 1 de 1
  1. #1

    Avatar de nosnibor
    Data de Ingresso
    Aug 2010
    Localização
    Canoas - RS
    Idade
    27
    Posts
    25
    Agradecido
    0
    Agradeceu
    0
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão Qual o impacto do computador no design gráfico?


    O design dos tempos modernos é algo complicado. Com cabeleireiros fazendo “hair design”, micreiros fazendo edição de fotos no Photoshop e chamando isto de design e artistas digitais fazendo “signs” de fóruns e dizendo que estão praticando o design, o computador impactou significativamente no design gráfico. Entenda como.






    O computador é considerado a melhor invenção do século XX e uma que revolucionou o modo como fazemos tarefas mundanas. Existem poucas coisas que você não pode fazer com um computador hoje em dia – é possível fazer compras, verificar seu e-mail, guardar fotos, ver vídeos, escrever livros, aprender algo novo, socializar com velhos amigos e até criar novas amizades. Mas e o design? O que mudou no design em si e no seu ensino desde que o computador tornou-se popular?

    Hoje em dia, existem muitos pseudo-profissionais que não sabem quase nada de teoria, possuem uma cópia pirata do Photoshop e se auto-intitulam designers. Sabemos que não passam de micreiros e que não devem sequer serem considerados como “concorrentes”. Este artigo não será sobre eles.


    Os softwares

    Lembro de um professor na faculdade (que ensina história da arte – algo importante a designers!) que nos ensinava também como que ele estudou design na época dele. Computadores, naquela época, computavam. A arte não era executada digitalmente – era tudo feito à mão. Ele explicava como que utilizavam Letraset para escrever textos e como tudo era feito na base do lápis, papel e borracha.

    [Somente usuários registrados podem vem os links. ]


    Os designers daquela época chegavam a gastar tanto quanto nós gastamos em um computador novo: era preciso comprar papéis de gramaturas e cores diferentes, todos os tipos de lápis (da 9B até 9H), borracha, réguas, esquadros, canetas nanquim de diferentes grossuras, tesouras, colas…era todo um arsenal. Quem faz faculdade de design provavelmente aprendeu a usar todas essas ferramentas. Mas mesmo assim, as pessoas abandonam estas técnicas a favor dos softwares digitais.

    É inegável que programas como Adobe Photoshop, Illustrator, Indesign, etc agilizam o processo e que nos dias de hoje, cada minuto é cobrado e controlado pelo cliente. Fazer todo o projeto na mão é demorado demais e depois precisa ser jogado fora já que tudo é digitalizado.

    Não digo que não é importante aprender a usar o papel, lápis e borracha. Pelo contrário: eu estou sempre fazendo meus sketches no meu moleskine antes de passar para o computador. Mas não é todo mundo que faz isto.


    Sites de stock

    Os stock sites são aqueles sites que oferecem fotos em alta resolução, shapes e arquivos vetoriais para download. Geralmente, paga-se uma pequena quantia para ter o direito de usar estes gráficos em trabalhos comerciais e acredite: muitas agências não vêem problema nenhum em usar isto. Afinal de contas, por que vetorizar algo que já existe? Ou até mesmo se dar ao trabalho de contratar um fotógrafo para tirar uma foto de um modelo fazendo uma pose simples? (minha esposa vai me matar se ela ler isto).

    [Somente usuários registrados podem vem os links. ]



    É claro que tem agências que abusam: chegam a comprar um layout pré-pronto, colocam o logo deles no rodapé e vendem ao cliente como se fosse deles. Isto não vem ao caso. Mais cedo ou mais tarde alguém acaba notando isto e a credibilidade da empresa vai por água abaixo.

    No geral, stock sites diminuem um tempo considerável ao fornecer algumas coisas (ícones, por exemplo) que já existem do jeito que precisamos.


    Os tempos mudaram

    Como qualquer profissão no planeta, os tempos mudaram nos últimos 40 anos e não dá pra ficar pra trás. Sim, existem grandes designers daquela época que mal usam o computador, preferindo fazer tudo na mão. Mas eles fazem isto por que podem, por que são daquela época e por que são pagos pra isso. Os designers de hoje não podem se dar ao luxo de passar dias desenhando um site no papel, e mais alguns dias para digitalizar tudo.

    Com a informação correndo na velocidade da luz, não dá para ignorar o papel do computador (e até da web) no design gráfico. Sim, existem pessoas que confundem design com arte digital e, sim, existem os micreiros que acham que são designers. Mas isto não importa.

    Se sua faculdade ou curso não ensina como dominar as ferramentas, exija isto. E se ela ensina primeiro a usar as ferramentas e depois a criar, corrija-a. Antes de pegar no mouse (ou no lápis) é necessário aprender o que é design e como se faz design.

    De qual época você é? Pré-computador? Época atual? Qual o impacto do computador na sua vida de designer atualmente? Deixe um comentário!




    Fonte: DesignBlog
    Última edição por nosnibor; 08-11-2010 às 02:31 AM.

    "Sou a Criatividade, Sou a Arte, Sou a Harmonia, Eu sou Designer"

 

 

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

  1. |Divulgação| IMPACTO MU | 1.02C + SEASON + NOVOS ITENS | ACESSE
    Por cardoso no fórum Versão: 1.02x
    Respostas: 1
    Último Post: 12-05-2014, 07:44 PM
  2. |Tutorial| Gráfico Debug - PHP
    Por 14biss no fórum Tutoriais
    Respostas: 0
    Último Post: 27-11-2010, 08:19 PM
  3. |Suporte| Computador desliga do nada qual é o problema?
    Por kingrox no fórum Outros
    Respostas: 6
    Último Post: 01-09-2010, 12:28 PM

Marcadores

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •