Siga-nos em...
Follow us on Twitter Follow us on Facebook Watch us on YouTube
Registro


HGIDC
Resultados 1 a 3 de 3
  1. #1

    Avatar de Cøłєridgє
    Data de Ingresso
    Mar 2010
    Localização
    Italia
    Posts
    786
    Agradecido
    1
    Peso da Avaliação
    21

    Lightbulb Tutorial para criação de Rádio On-line direto do seu PC.

    Quem nunca sonhou em ter sua própria radio on-line? Pois saiba é mais fácil e barato do que você imagina.

    Não vou me alongar na explicação sobre rádios on-line. O que nos interessa neste tutorial é mostrar que é muito simples, rápido e fácil montar uma rádio on-line e se você possuir um capital ($) maior e quiser, ainda da pra montar uma radio FM de quebra, mas ai já é assunto para outro tutorial.

    Lista de software necessária, configuração e os endereços de onde encontrar.

    ZaraRadio
    O Player de mídia.
    Você tem muitas opções de players para usar, porém eu prefiro os FREE. E sem dúvida para quem não quer complicar, eu prefiro o ZaraRadio que é free, fácil de mexer e além do mais nos gera com auxílio de um outro programa, uma playlist das músicas tocadas para colocarmos no nosso site (se for o caso). Ele pode ser baixado direto do site do desenvolvedor e é grátis.
    Não vou explicar como funciona este programa, pois esse não é o objetivo deste tutorial.

    ZaraRadio (Player completo de media)


    ZaraRadio 1.6.1.0
    [Somente usuários registrados podem vem os links. ]


    ZaraWebs RDS (Gerador de Playlist para sites)
    Este programa gera uma playlist das músicas que já foram tocadas para ser colocado no seu site.



    ZaraWeb RDS
    [Somente usuários registrados podem vem os links. ]

    Obs:. Nada impede que você use outros players, eu usei o ZaraRadio como exemplo por ser free e o mais simples, porém se você gosta de usar ou já usa outro programa nada impede que você utilize esse tutorial, temos muitas opções de players como Playlist Digital, Keeper, Radio Pró, e muitos outros, só que esses são pagos e muito caros. Vai do gosto e da disposição financeira de cada um.


    O Encoder
    Assim como o player você tem muitas opções. Mas para simplificar eu vou usar o Windows Media Encoder. Que é bem fácil de usar e é free, mas tem também o SlimplesCast que e um excelente programa para transmissão de áudio.



    Windows Media Encoder
    [Somente usuários registrados podem vem os links. ]


    A configuração do Media Encoder é bem fácil:
    Primeiro você deve iniciar o Windows Media Encoder, e clicar no botão Nova Sessão, e na janela que aparecer clicar em Personalizar sessão como na figura abaixo:



    Em seguida é só configurar a fonte de áudio conforme a seqüência na figura abaixo:



    1ª - Selecione a aba fontes;
    2ª - Marque somente a opção “áudio”;
    3ª - Selecione a placa de som na qual você vai disponibilizar o áudio (no caso de 2 ou mais placas) ;
    4ª - Selecione a opção loop na caixa de seleção “No Final”;
    5ª - Clique no botão configurar;
    6ª - Na caixa de seleção “Linha de pino” selecione a opção de entrada de som que você está utilizando (Por exemplo: Se você esta passando o som do computador por uma mesa de áudio (recomendável) e está retornado o áudio para o computado via entrada “Line IN” da sua placa de som, selecione a opção “Entrada”. Caso você não esteja passando por uma mesa de áudio e esteja pegando o áudio direto do player selecione a opção “Mixer de saída de som”) .

    Configurando a porta.
    Selecione a aba Saída, marque a caixa de seleção “Receber do codificador”, e escolha o numero da porta a ser usada, no meu caso eu escolhi a porta 1080 mas nada impede que você escolha qualquer outra porta, sempre lembrando que se você usa algum tipo de Firewall (Zone Alarm, Norton Internet Security, Black Ice Defender, ou mesmo o Firewall nativo do XP, ou outros) é essa porta que vai ser liberada nele.



    Escolhendo a compactação;
    Selecione a aba Compactação, e na caixa de seleção “Destino” selecione a opção Servidor do Windows Media (fluxo continuo) .
    Em seguida na caixa de seleção “Áudio” selecione a opção Áudio com taxas de bits múltiplos (taxa de bits constante) .
    E na caixa de seleção “Taxa de bits”, marque a(s) taxa(s) de bits que você achar mais conveniente sempre levando em conta a sua conexão com a Internet, pois quanto mais alta a taxa de compactação mais banda ela ocupa e menos usuários podem se conectar simultaneamente a sua rádio (faça uma conta rápida, por exemplo: se a sua conexão é 300 Kbps e a sua taxa de compactação é de 19 Kbps (19 x 10 = 190 Kbps) somente 10 usuários aproximadamente pode se conectar a sua radio simultaneamente, haja visto que uma banda considerável é utilizada para comunicação entre o player do usuário e o codificador), porém você pode escolher mais de uma taxa, para que o Windows Media possa escolher a mais adequada ao player do cliente e a sua banda de transmissão.



    Colocando atributos na sua transmissão:
    Você pode colocar alguns atributos na sua transmissão, assim como se fosse uma marca para que seus usuários possam saber de quem é a transmissão, no meu caso eu coloquei o nome da minha radio, mas você pode colocar o que você quiser, tipo nome da sua rádio, e-mail, telefone de contato, etc...



    Finalizando a configuração:
    Após feitos todos os passos anteriores você só precisa clicar no botão aplicar, depois salvar a sua configuração (pois toda vez que o Windows Media e iniciado ele perde todas as configurações, sendo necessário pedir que ele abra uma configuração salva previamente, um terrível “bug” que a Microsoft ainda não consertou.) .

    E por fim clique no botão Iniciar Codificação e pronto sua radio já estará pronta pra ser transmitida via Web.





    Aumentar Quantidade de Ouvintes
    No Editor do Registro, use o modo de exibição de árvore para navegar na seguinte subchave:

    HKEY_CLASSES_ROOT\Software\Microsoft\Windows Media Tools\Encoder\MaxClientConnections

    Conseguindo um IP Fixo para a transmissão.

    Para se transmitir uma rádio on-line é necessário que se tenha um IP Fixo, que nada mais é do que o endereço do computador para que as pessoas possam acessar.

    Mas, ter um IP fixo é um problema haja visto que as empresas de Internet em banda larga (necessária para uma boa transmissão, mesmo que todo esse processo funcione também em conexão discada) não disponibilizam para seus clientes um IP fixo, elas usam um IP dinâmico.

    Existem duas soluções, se você tem muito dinheiro pode comprar um IP fixo com a sua empresa de Internet que com certeza vai te cobrar os olhos da cara, a segunda mais simples e mais barata é usar os serviços do site NO-IP que é grátis. Para isso basta acessar o site do [Somente usuários registrados podem vem os links. ] se cadastrar e criar um hostname pra você, isso é fácil, e leva apenas uns 10 minutos de trabalho, e "seu micro" passará a ter um "nome único" na Internet, do tipo: seu_nome.no-ip.org.

    Depois de cadastrados no site, iremos na parte downloads e baixaremos o arquivo que pode ser escolhido nos seguintes sistemas operacionais: Windows; Macintosh ou Linux / Unix

    Baixamos o arquivo No-IP DUC, e em seguida entraremos com nosso e-mail e senha, na parte de login para escolhermos o nosso domínio.



    Depois de logado na tela que surgirá, iremos clicar no menu Hosts / Redirects em Add Adicionar um novo domínio: em Hostname escolheremos o nome do nosso endereço na Internet, e sua extensão, no meu caso ficou: radiofm.no-ip.org

    Existem vários "domínios" gratuitos pertencentes ao no-ip que poderão ser utilizados: no-ip.org, my-ftp.org, etc... a única restrição é que você tem que possuir um hostname "único", ou seja, com certeza você não poderá criar um radiofm.no-ip.org pois este eu já criei.

    Você pode criar quantos hostnames você quiser.
    Deixamos a marcação que aparece em Host Type: DNS Host (A) em seguida será mostrado o nosso número de IP no momento.

    Para finalizarmos clicamos em Create Host em exatos cinco minutos possuímos o nosso link na Internet para não termos mais que ficar decorando endereços de número de IP.

    Para conseguirmos isso, devemos deixar o no-ip inicializando automaticamente com o nosso computador servidor, para tal basta executar o programa ducsetup.exe que você baixou lá do site do no-ip, e após chamá-lo, clicar em OPTIONS, e marcar a opção "Run on Startup". Este programa inclusive tem várias opções interessantes para fazer agendamento de conexão (ou seja, seu "servidor" teria "hora marcada" para ficar disponível para os outros na Internet), seleção de porta, configuração no caso de Proxy, executar programas ao entrar e atualizar seu "nome" com seu endereço IP disponível, etc.



    Depois para acessá-lo bastará ao invés de chamar o seu computador pelo "endereço-IP", passaremos a chamar pelo "nome" dele (radiofm.no-ip.org) , não precisando mais se preocupar com "trocas" de endereço, "lembrar" endereço, nem nada!

    Problemas que você pode encontrar para implantar este tutorial: basicamente o problema que você poderá ter é algum tipo de "bloqueio" de acesso através de um firewall, ou seja, caso tenha um firewall pessoal instalado no seu micro (Zone Alarm, Norton Internet Security, Black Ice Defender, ou mesmo o Firewall nativo do XP, ou outros), ele pode bloquear o acesso dos outros ao seu servidor, portanto, quando estiver disponibilizando seu micro como servidor na Internet, terá que ou configurar o firewall para permitir que os outros acessem o serviço que você estará disponibilizando (a porta específica do serviço, eu uso a porta 1080 mas você pode escolher qualquer outra, veremos isso na configuração do Windows Media Encoder)


    Disponibilizando o acesso a rádio on-line.
    Para que as pessoas possam acessar a sua radio on-line primeiro você deverá ter um site para disponibilizar o link ou se você só quiser quer os amigos ouçam terá que disponibilizar o seu endereço para que eles acessem, para isso existem duas formas:

    1ª - Você pode criar um arquivo no Bloco de notas do Windows, contendo o protocolo de transmissão via Web que é o mms:// , o seu hostname seguido da porta que você escolheu no Windows Media
    (exemplo: mms://radiofm.no-ip.org:1081) e na hora de salvar você deve “salvar como” e na caixa de seleção “Salvar como tipo” escolher a opção “Todos os arquivos” e colocar no final a extensão “*.asx” (exemplo: radiocgfm.asx) .



    2ª - A segunda opção é pra você que tem um site e quer disponibilizar através de um player próprio do seu site.
    Basta pegar o código HTML abaixo e colar no programa de desenvolvedor que você usa (Dreamweaver, FontPage, etc) . E na área destinada ao hostname você coloca o da sua radio no meu caso ficou assim:
    (basta trocar o texto em vermelho pelo seu hostname)

    <td valign="middle" align="center" height="130"> <div align="left">
    <object classid="clsid:6BF52A52-394A-11D3-B153-00C04F79FAA6" width="403" height="60" align="middle" class="marg" id="WindowsMediaPlayer1">
    <param name="URL" value="mms://radiofm.no-ip.org:1081/" ref>
    <param name="rate" value="1">
    <param name="balance" value="0">
    <param name="currentPosition" value="0">
    <param name="defaultFrame" value>
    <param name="playCount" value="1">
    <param name="autoStart" value="-1">
    <param name="currentMarker" value="0">
    <param name="invokeURLs" value="-1">
    <param name="baseURL" value>
    <param name="currentPlaylist" valuetype="ref">
    <param name="volume" value="74">
    <param name="mute" value="0">
    <param name="uiMode" value="mini">
    <param name="stretchToFit" value="-1">
    <param name="windowlessVideo" value="0">
    <param name="enabled" value="-1">
    <param name="enableContextMenu" value="-1">
    <param name="fullScreen" value="0">
    <param name="SAMIStyle" value>
    <param name="SAMILang" value>
    <param name="SAMIFilename" value>
    <param name="captioningID" value>
    <param name="enableErrorDialogs" value="0">
    <param name="_cx" value="4233">
    <param name="_cy" value="4366">
    </object>

    Ai você terá um player que só tocará a sua radio

    E assim eu espero que todos vocês tenham gostado desse simples porem eficiente tutorial que eu fiz pra vocês.

    Creditos: Leonardo Cruz
    Uploader: Sŧαrk


    ATENÇÃO:
    Todos arquivos disponiveis para downloads estão protegidos com a
    Senha : [Somente usuários registrados podem vem os links. ]
    Última edição por Cøłєridgє; 30-11-2010 às 12:35 PM.

    Hidden Content Hidden Content -
    Sou melhor do que as pessoas pensam e pior do que elas imaginam ...

  2. #2

    Avatar de rudas~
    Data de Ingresso
    Aug 2011
    Localização
    olinda
    Posts
    3
    Agradecido
    0
    Agradeceu
    0
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    atualiza as imagem não consigo visualizar elas.

  3. #3

    Avatar de Cøłєridgє
    Data de Ingresso
    Mar 2010
    Localização
    Italia
    Posts
    786
    Agradecido
    1
    Peso da Avaliação
    21

    Padrão

    @rudas~

    Mals mais perdi as imagens, estava em uma hospedagem free minha e foi cancelada...

    Hidden Content Hidden Content -
    Sou melhor do que as pessoas pensam e pior do que elas imaginam ...

 

 

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

  1. |Dúvida| Premiação por tempo on-line apenas para VIPs
    Por almeida no fórum Jobs e Querys
    Respostas: 2
    Último Post: 17-12-2015, 02:51 PM
  2. |Dúvida| Disconnect direto
    Por mcpatrao no fórum Dúvidas
    Respostas: 2
    Último Post: 21-12-2013, 11:11 PM
  3. |Pedido| Alguem tem uma iso de um xp que rode direto do cd
    Por Furyons no fórum Pedidos
    Respostas: 4
    Último Post: 25-02-2012, 06:46 PM
  4. |Pedido| Tutorial Criacao de ODBC
    Por GicoRox no fórum Arquivos MuOnline
    Respostas: 1
    Último Post: 05-12-2011, 11:39 PM

Tags para este Tópico

Marcadores

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •