Siga-nos em...
Follow us on Twitter Follow us on Facebook Watch us on YouTube
Registro


Alpha Servers
Resultados 1 a 1 de 1
  1. #1

    Avatar de -HasDieD-
    Data de Ingresso
    Dec 2011
    Localização
    Goiania
    Idade
    27
    Posts
    102
    Agradecido
    31
    Agradeceu
    14
    Peso da Avaliação
    7

    Padrão Ferramentas do Photoshop e suas funções (parte 1)

    Resolvi deixar a preguiça de lado para elaborar este tutorial, com todas as ferramentas básicas do Photoshop, e suas funções.
    É de minha autoria, portanto, créditos para mim ^^.

    Photoshop utilizado: Adobe Photoshop CS3 (Portable).
    Obs: várias vezes cito a barra de ferramentas. Estou me referindo a barra vertical retangular que se localiza ao lado esquerdo do Photoshop.

    - Move Tool (V): esta ferramenta possui a função básica de mover tudo que estiver dentro da camada selecionada. Mas também pode mover uma seleção (feita através de outras ferramentas, tais como a Marquee Tool e a Pen Tool), e transferir um objeto de uma camada a outra, bastando simplesmente arrastá-lo. Pode ser acionada clicando sobre o primeiro ícone da barra de ferramentas, que tem a aparência de uma flechinha preta, ou clicando no teclado a tecla "V".

    - Marquee Tool (M): é usada para criar seleções nas camadas, das mais variadas formas e tamanhos. É subdividido em: Rectangular Marquee Tool (cria seleções retangulares, e também quadrados perfeitos, e para formar um deste, é só deixar pressionado a tecla Shift), Elliptical Marquee Tool (como o próprio nome indica, forma seleções ovais e circulares), Single Row Marquee Tool e Single Column Marquee Tool. Pode ser acionado pela tecla "M", ou pela barra de ferramentas, geralmente marcado por uma figura de forma geométrica traçado em pontilhados.

    - Lasso Tool (L): esta ferramenta possibilita a extração de partes de uma imagem, recortando-a. Para isso, contorna-se a área desejada segurando o botão esquerdo do mouse, fecha-se o contorno ligando os pontos de início e fim, e depois é só mover a região selecionada com a Move Tool. Pode ser considerada uma ferramenta-complemento da Marquee Tool, com o diferencial que pode fazer a seleção das mais variadas formas, e não só de figuras geométricas pré-determinadas. Também possui as seguintes subdivisões: Polygonal Lasso Tool (ideal para contornar partes de imagens que tenham cantos retos) e Magnetic Lasso Tool (cria pontos de seleção onde existe maior contraste de uma imagem). Pode ser acionado teclando-se "L" ou indo na barra de ferramentas, clicando sobre o terceiro ícone, que parece um balãozinho de fala de quadrinhos.

    - Magic Wand Tool (W): clicando-se com esta ferramenta em uma imagem, ela fará uma nova seleção, mas seguindo um padrão diferente da Marquee Tool e da Lasso Tool. A "varinha mágica" (como é conhecida), quando é clicada em determinado ponto da imagem, selecionará todos os pixels que tenham a mesma cor, o mesmo tom e/ou a mesma iluminação. Deve-se determinar uma "tolerância", variando assim a abrangência de pixels que a Magic Wand vai selecionar. Como subdivisão desta ferramenta, temos somente a Quick Selection Tool, com uma função parecida com a Magic Wand Tool. Pode ser acionada clicando-se "W" no teclado ou procurando na barra de ferramentas o quarto ícone, que tem como símbolo justamente uma varinha mágica.

    - Crop Tool (C): possui a função básica de cortar uma área do documento. Para isso, basta clicar com o botão esquerdo em um local desejado e arrastar até onde se deseja. Será formado uma caixa retangular de seleção. Para cortar, basta teclar "Enter". Pode ser acionado pela tecla "C" ou pela barra de ferramentas, representando o quarto ícone, que possui a forma de um quadrado com um x em duas pontas e uma linha pontilhada diagonal saindo de um de seus vértices internos.

    - Slice Tool (K): ferramenta básica de qualquer web design, o chamado "canivete", usado geralmente para fazer vários recortes nas imagens e exportar posteriormente a um outro programa ou arquivo .html. Também usado em recorte de layouts e etc., que ajuda uma página da web a carregar mais rapidamente, mesmo que isto não seja um resultado direto desta ferramenta. Possui somente uma divisão, que é a Slice Select Tool, usado para mover e criar as seleções feitas. Pode ser acionado através da tecla "K" ou pela barra de ferramentas, simbolizado pelo próprio canivete.

    - Healing Brush Tool (J): é utilizado para reparar imagens, eliminar imperfeições e corrigir "defeitos" de fotos. Por exemplo, se em uma foto uma pessoa aparece com imperfeições na pele, tais como espinhas, cicatrizes, etc., com esta ferramenta é possível remover tudo isso. Ela copia a textura e preserva as tonalidades claras e escuras, tornando-a uma ferramenta de grande utilidade e precisão. É subdivida em: Spot Healing Brush Tool (com função praticamente igual a Healing Brush Tool, com a diferença de que não é necessária a seleção de um ponto de amostragem), Patch Tool (parecido com o Healing Tool também, mas ao invés de utilizar um pincel para cobrir a área a ser corrigida, utiliza a seleção para copiar uma área, com o objetivo de arrastá-lo para um local desejado da imagem) e a Red Eye Tool (que possui a função de eliminar aquelas manchas vermelhas que se formam nos olhos das pessoas nas fotos). Pode ser acionada pela tecla "J" ou pela barra de ferramentas, representado por um curativo.

    - Brush Tool (B): é uma das ferramentas mais usadas e úteis do Photoshop. De simples uso, qualquer iniciante não possui dificuldades em aprender a usá-la, e quem a domina pode ganhar dinheiro com trabalho de Design. Ou seja, apesar de ser simples, não é uma ferramenta descartável, pelo contrário, seu uso e domínio é essencial para um bom uso do Photoshop. É o famoso "lápis" ou "pincel". As utilidades são as mesmas destes objetos, com o diferencial de que podem ser regulados a grossura, a opacidade, a forma, o tipo, etc. Também podem ser adicionados e criados. Podem desempenhar também a função de carimbo, tamanha é sua praticidade. É subdividida em: Brush Tool (a forma de pincel), Pencil Tool (a forma de lápis) e Color Replacement Tool (usado para captar a luminosidade de um local para ser colocado em outros). Pode ser acionado pela tecla "B" ou pela barra de ferramentas, facilmente identificável pelo símbolo do lápis ou pincel.

    - Clone Stamp Tool (S): assim como a Healing Brush Tool, a Clone Stamp tem a função também de corrigir imperfeições em fotografias. Como o próprio nome já indica, serve para clonar uma parte de uma camada e copiar em outra, a fim de retirar espinhas, manchas e até olheiras. Como subdivisão, existe a Pattern Stamp Tool, com a função de copiar uma textura de uma parte da camada e esta textura pode ser aplicada em qualquer outro documento aberto. Para ser acionado, tecla-se o “S”, ou pela barra de ferramentas, deve-se encontrar um ícone com um desenho de carimbo.

    - History Brush Tool (Y): possui a função de reverter parte de uma imagem para qualquer um dos estados anteriores. É como se fosse um histórico, onde você pode voltar para onde quiser, mas mais referente a brushes. É como um um “Brush desfazer”, mas melhorado. Como subidivisão, temos a Art History Brush Tool, que pinta a partir de um estado anterior também, mas possibilita o uso de várias opções de Brush que criam diversos efeitos artísticos. Pode ser acionada com o tecla “Y”, ou pela barra de ferramentas, através de um símbolo que tem a aparência parecida com a Brush Tool, mas com uma flecha que indica “voltar”, já mostrando assim sua função principal.

    - Erase Tool (E): é a tão famosa borracha, essencial para trabalhos artísticos reais. No Photoshop também é indispensável. Funciona como um brush, pois se pode escolher o tamanho, o formato, o tipo, etc. Na aplicação também é parecido com o pincel, com a diferença de que acaba tendo efeito inverso, ao invés de marcar, ele apaga as partes, seguindo o padrão selecionado. Possui duas subdivisões: a Background Erase Tool (faz com que a cor principal da área apagada se torne a cor do plano de fundo) e a Magic Erase Tool (com função parecida com a Magic Wand, mas com aplicação mais direta). Pode ser acionado pela tecla “E” ou pela barra de ferramentas, que tem como símbolo um polígono paralelogramo parecido com uma borracha comum.

    Continua no próximo tópico...
    [Somente usuários registrados podem vem os links. ]
    Última edição por -HasDieD-; 29-12-2011 às 11:30 PM.

 

 

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

  1. |Tutorial| Tradução de Ferramentas do Photoshop
    Por -HasDieD- no fórum Iniciantes
    Respostas: 0
    Último Post: 29-12-2011, 11:32 PM
  2. |Tutorial| Ferramentas do Photoshop e suas funções (parte 2)
    Por -HasDieD- no fórum Iniciantes
    Respostas: 0
    Último Post: 29-12-2011, 11:29 PM
  3. |Tutorial| Ferramentas do Photoshop e suas funções (parte 2)
    Por -HasDieD- no fórum Adobe PhotoShop
    Respostas: 0
    Último Post: 29-12-2011, 11:29 PM
  4. |Tutorial| Ferramentas do Photoshop e suas funções (parte 1)
    Por -HasDieD- no fórum Adobe PhotoShop
    Respostas: 0
    Último Post: 29-12-2011, 11:27 PM

Marcadores

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •